Piloto francês Jules Bianchi gravemente ferido em acidente no GP de F1 do Japão

Monolugar despistou-se e embateu contra viatura que estava a retirar o veículo do alemão Adrian Sutil.

Fotogaleria
Momento em que Bianchi é transportado de ambulância Yuya Shino/Reuters
Fotogaleria
Viatura do piloto francês antes do acidente Toru YAMANAKA/AFP
Fotogaleria
Jules Bianchi ALEXANDER KLEIN/AFP

O piloto francês Jules Bianchi (Marussia) sofreu um despiste nas últimas voltas do Grande Prémio do Japão de F1, que decorreu este domingo. O piloto foi retirado da viatura inconsciente e transportado para um hospital, onde deu entrada com um ferimento grave na cabeça.

Ainda houve uma tentativa para retirar Bianchi por helicóptero, mas devido à forte chuva que caía na altura e à fraca visibilidade no circuito de Sazuka, o transporte para uma unidade hospitalar foi feito por ambulância.

A Federação Internacional do Automóvel, citada pela BBC, avançou que o francês, de 25 anos, está a ser sujeito a uma cirurgia e depois ficará nos cuidados intensivos.

Não existem imagens em vídeo da viatura acidentada, mas segundo fotografias que foram entretanto divulgadas o carro de Bianchi embateu com violência na traseira de um tractor que estava a proceder à retirada do monolugar do piloto alemão Adrian Sutil (Sauber), também acidentado. Sutil não sofreu quaisquer ferimentos.

Após a colisão, Bianchi permaneceu imóvel no interior do seu monolugar, inconsciente, e apesar da intervenção de uma equipa de socorro manteve-se nesta situação enquanto era transportado para o hospital.

A prova deste domingo foi ganha pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que reforçou a liderança do Mundial de Fórmula 1. O seu companheiro de equipa, o alemão Nico Rosberg, ficou em segundo lugar e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) terminou a prova na terceira posição.

A prova ficou ainda marcada pelo abandono da corrida pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

Sugerir correcção
Comentar