Phelps regressa à competição a 24 de Abril

Já há data e local para o esperado regresso da "bala de Baltimore" à natação, depois de dois anos sem competir.

Foto
Um segundo fôlego competitivo para Michael Phelps? FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Michael Phelps, o atleta mais medalhado de sempre em Jogos Olímpicos, vai mesmo regressar à competição e já há data e local para a “bala de Baltimore” voltar a nadar. A federação norte-americana de natação anunciou nesta segunda-feira que Phelps vai estar no Arena Grand Prix, que se disputa em Mesa, no estado do Arizona, entre 24 e 26 de Abril, daqui a dez dias.

“Estamos ansiosos. Acho que vai ser óptimo para ele voltar a competir. Não temos quaisquer expectativas sobre o que irá acontecer. Só nos queremos divertir e ver o que acontece”, afirmou o treinador de Phelps, Bob Bowman, ao jornal USA Today, referindo que o seu nadador irá participar, pelo menos, em duas provas, os 100m mariposa e os 100m livres. Estas duas provas são no primeiro dia e, acrescenta o treinador, Phelps poderá ainda nadar no segundo dia nos 50m livres e nos 50m mariposa.

A decisão de estar em Mesa, refere Bowman, já foi tomada há dois meses. “Esta prova aparece na altura certa. Ele é elegível para participar nos meetings e ele pensou que este seria divertido. Depois disto, podemos decidir sobre o que é que ele vai fazer a seguir”, referiu Bowman.

Este anúncio apenas confirma o que já há muito se suspeitava, que o abandono de Phelps após os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 era apenas temporário. Já há alguns meses que se treinava numa piscina na sua cidade natal (Baltimore), já tinha sido reintegrado no programa anti-doping dos EUA e, em Março passado, o seu treinador havia já referido que o seu regresso à natação de competição era praticamente um dado adquirido.

Phelps vai, assim, testar pela primeira vez em competição a sua forma actual, tendo, provavelmente, em vista, a participação em Agosto próximo nos campeonatos norte-americanos, sendo que a próxima grande competição internacional serão os Mundiais de 2015, em Kazan na Rússia. No ano seguinte, serão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde Phelps poderá cumprir a sua quinta presença olímpica, ele que se estreou em Sydney 2000 com apenas 15 anos. Mas só nos três Jogos seguintes (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) é que construiu o seu impressionante palmarés de 22 medalhas, das quais 18 de ouro.

Sugerir correcção
Comentar