PGA Portugal Tour 2015 estreia-se hoje na Aroeira

Circuito nacional de profissionais já se joga com field forte e aliciante no Clube EDP PGA Open

Foto
Tiago Cruz, "Figgy" e Ricardo Melo Gouveia: um trio forte na Aroeira / © Filipe Guerra

Seis dos 15 profissionais portugueses que figuram no ranking mundial de golfe, incluindo o nº1 nacional, Ricardo Melo Gouveia, disputam hoje e amanhã o Clube EDP PGA Open, o torneio inaugural do PGA Portugal Tour de 2015. 

Com seis mil euros em prémios monetários, decorre no percurso nº2 do Clube de Campo da Aroeira, em Almada, e trata-se de uma nova etapa do circuito profissional português, resultando de dois novos patrocinadores: o Clube EDP e a KBR. 

Ricardo Melo Gouveia, Pedro Figueiredo, João Carlota, Gonçalo Pinto, Tiago Cruz e Hugo Santos são os portugueses que têm classificação no ranking mundial a competirem na Aroeira, mas há outros igualmente relevantes e candidatos a uma surpresa como António Sobrinho, Miguel Gaspar, João Pedro Carvalhosa e Artur Freitas, para além do espanhol Juan Martin e do inglês Jay Taylor. 

Entre os 32 inscritos encontramos ainda alguns dos melhores amadores portugueses, como Susana Ribeiro (bicampeã nacional amadora) e Beatriz Themudo (campeã nacional de sub-18), Gonçalo Costa e João Ramos (membros da seleção nacional da FPG). 

Dos nove profissionais portugueses ausentes, é importante realçar que oito residem no estrangeiro, pelo que não competem no PGA Portugal Tour. 

São os casos, entre outros, de Filipe Lima e António Rosado. Na realidade, só Ricardo Santos pode ser considerado uma ausência, mas o nº3 nacional esteve a competir no European Tour até ontem (Domingo), na África do Sul. 

Quando olhamos para lista de inscritos vemos vencedores de torneios internacionais de circuitos como o Challenge Tour (2.ª divisão europeia), Pro Golf Tour (3.ª divisão europeia), Jamega Pro Golf Tour (circuito satélite britânico), Algarve Winter Tour (circuito satélite português), Algarve Pro Golf Tour (circuito satélite português) e EuroPro Tour (circuito satélite britânico), mostrando bem como o PGA Portugal Tour oferece bons níveis de competitividade. 

O Clube EDP PGA Open arrancou hoje às 9h00, com um primeiro grupo de luxo, composto apenas por dois jogadores: Ricardo Melo Gouveia (o melhor português no ranking mundial e vencedor de um torneio do Challenge Tour em 2014) e Tiago Cruz (nº1 na Ordem de Mérito da PGA de Portugal de 2014 e atual campeão nacional). O último grupo sai às 10h40. 

Ontem jogou-se o Pro-Am, com 18 equipas, no sistema de fourball stableford net. 

Ganhou o conjunto do profissional Sérgio Ribeiro, associado aos amadores Hugo Costeira, António Dias e António Rocha, com 90 pontos. 

Exatamente com a mesma pontuação ficaram os 2.º classificados, liderados pelo antigo campeão nacional Henrique Paulino, que contou com a contribuição de Rune Andersson, Emídio Pinheiro e José Figueira. 

O sistema de desempate – os melhores últimos 9 buracos – ditou o triunfo de Sérgio Ribeiro (49 pontos) sobre Henrique Paulino (47). 

“É um sentimento enorme e não há palavras para exprimir a satisfação desta vitória – disse Sérgio Ribeiro – e foi muito agradável ter conhecido mais três amadores. Definimos logo na apresentação os nossos objetivos, que era saírem satisfeitos, saberem o que é jogar golfe, que não é só bater na bola e creio que saíram com uma boa base para evoluir. Este era um dia para eles e dei mais uma aula de golfe em campo, sem me preocupar tanto com o meu jogo, mas acabou por correr bem.”

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Ler 1 comentários