Peseiro nunca venceu na Luz, mas já ganhou a Vitória

A única vez que Rui Vitória ganhou ao FC Porto foi nos penáltis numa eliminatória da Taça da Liga quando era treinador do Fátima.

Foto
Peseiro vai tentar vencer no terreno do Benfica pela primeira vez Francisco Leong/AFP

Um dos jogos mais famosos da carreira de José Peseiro foi no Estádio da Luz. E o minuto 83 foi particularmente marcante. Foi nesse minuto no dia 14 de Maio de 2005 que Luisão saltou por cima de Ricardo após um livre de Petit e a bola acabou na baliza do Sporting. Foi um golo que valeu um título ao Benfica e a Peseiro o início de uma semana horrível que acabaria com a derrota em Alvalade na final da Taça UEFA. A Luz nunca deu boa sorte ao actual técnico do FC Porto. Já lá foi com três equipas diferentes e nunca ganhou.

O “clássico” desta sexta-feira (20h30) será a quinta visita de Peseiro ao reduto dos “encarnados”. Já lá esteve antes como treinador do Nacional da Madeira, do Sporting e do Sporting de Braga e o melhor que conseguiu foi um empate, precisamente na sua última visita, como técnico da equipa bracarense, um 2-2 na primeira jornada de 2012-13. Nos outros jogos, perdeu como treinador do Nacional (1-0, em 2002-03) e como treinador do Sporting (1-0, em 2004-05), sendo que, no banco dos “leões”, sofreu na Luz uma eliminação nos penáltis após um empate (3-3) em 120 minutos.

Mas, contra o Benfica e fora da Luz, Peseiro tem tido sucesso apreciável, com quatro vitórias e uma derrota. Venceu logo no primeiro confronto (2-0), ainda como treinador do Nacional, triunfando igualmente nos dois confrontos seguintes em Alvalade, já como treinador do Sporting. Em Braga, perdeu por 2-1 para o campeonato, mas venceu para a Taça na Liga nos penáltis após empate sem golos no tempo regulamentar.

Já Rui Vitória, o melhor resultado contra o FC Porto tem quase dez anos e aconteceu quando ainda era treinador do Fátima, na época 2007-08, na Taça da Liga. Depois de um empate sem golos, o Fátima, equipa da segunda divisão, acabaria por triunfar nos penáltis, eliminando a formação então orientada por Jesualdo Ferreira na terceira eliminatória da competição. Fora este triunfo, Vitória perdeu quase sempre com o FC Porto, somando três empates e dez derrotas, a última das quais já na presente temporada, no Dragão.

O jogo desta sexta-feira não será o primeiro confronto entre os dois treinadores ribatejanos – Vitória nasceu em Alverca do Ribatejo, Peseiro é de Coruche. Já se defrontaram por quatro vezes, todas na época 2012-13, quando Peseiro estava no Sp. Braga e Vitória estava no Vitória de Guimarães. Os duelos na liga portuguesa foram para os bracarenses (2-0 e 3-2), enquanto o duelo na fase de grupos da Taça da Liga resultou num empate sem golos. Também houve um duelo minhoto nos quartos-de-final da Taça de Portugal, em que a equipa vimaranense seguiu em frente após vencer 2-1 no prolongamento, com dois golos de Barrientos. Quatro meses depois, o Vitória de Vitória celebrava no Jamor a conquista do troféu numa final contra o Benfica.

Sugerir correcção
Comentar