Pep Guardiola já é campeão, Mourinho é o senhor que se segue

Com a derrota do Wolfsburgo em Moenchengladbach, o Bayern Munique garantiu a conquista do seu 25.º título na Bundesliga. O Chelsea empatou a zero contra o Arsenal e também já começou a preparar a festa.

Fotogaleria
Mourinho está perto de celebrar em Inglaterra Reuters
Fotogaleria
Guardiola venceu o campeonato alemão pela segunda vez Reuters / Kai Pfaffenbach

A honra não coube a Lewandowski, Müller, Götze ou Thiago Alcântara. O autor do golo que garantiu ao Bayern Munique o seu 25.º título chama-se Max Kruse, tem 27 anos, e joga no Borussia Moenchengladbach. O internacional alemão marcou o golo que derrotou o Wolfsburgo, garantindo matematicamente o tri à equipa de Pep Guardiola. Em Inglaterra, no Emirates Stadium, o derby Arsenal-Chelsea acabou com a “vitória” de José Mourinho, por 0-0. O empate reflecte a qualidade do jogo, mas os “blues” terminaram a festejar.

Há muito tempo que era óbvio que o tri do Bayern Munique (bis de Guardiola) era uma inevitabilidade e a confirmação chegou com a equipa da Baviera instalada no sofá. Após cumprir a sua parte, ganhando na véspera na Allianz Arena ao Hertha Berlim, por 1-0, os bávaros apenas necessitavam que o Wolfsburgo não vencesse na deslocação a Moenchengladbach para deixar a matemática de lado e fazer a festa. E a equipa de Vierinha acabou mesmo por tropeçar. Com o golo de Kruse no minuto 90, o Borussia garantiu a vitória e iniciou os festejos em Munique.

Se na Bundesliga as poucas dúvidas ficaram desfeitas, na Premier League a entrega do título está dependente de meros formalismos. O Chelsea tinha no Emirates Stadium o último grande teste e ultrapassou-o “à Mourinho”. Apesar de a primeira parte ainda ter sido (um pouquinho) entretida, com um par de situações de perigo junto das duas balizas e lances duvidosos nas grandes áreas, na segunda parte o Chelsea fez o que tinha que fazer: não correu riscos e segurou o empate que lhe interessava. Com a igualdade, a equipa de Mourinho mantém 10 pontos de vantagem sobre os “gunners”, que têm agora a companhia do Manchester City no segundo lugar.

Bem diferente foi a outra partida da jornada 34. No Goodison Park, Louis van Gaal voltou a colocar a sua teimosia habitual à frente do bom senso, deixou Falcao, Di Maria e Van Persie no banco e o Everton agradeceu: vitória por 3-0. McCarthy marcou aos cinco minutos para a equipa de Liverpool e Stones fez o segundo 10 minutos antes do intervalo. Kevin Mirallas, aos 74’, fixou o resultado final.

Tal como o Chelsea, a Juventus tem o titulo praticamente assegurado, mas 20 anos depois os campeões italianos saíram derrotados de um derby de Turim. Pirlo, aos 35’, ainda deu vantagem à Juventus, mas antes do intervalo (45’) Darmian fez a igualdade. O golo do triunfo do Torino pertenceu a Quagliarella (57’). Apesar da derrota, a Juventus segue com mais 14 pontos do que a Lazio, que empatou na recepção ao Chievo .

Em Espanha, o Real Madrid ainda passou por dificuldades na primeira parte, mas sobreviveu à visita a Vigo sem golos de Cristiano Ronaldo. Os galegos adiantaram-se no marcador aos 9’, com um golo do ex-benfiquista Nolito, mas Kroos (16’) e Javier Hernandez (24’) deram a volta ao marcador. O Celta, no entanto, ainda voltou a assustar (golo de Mina), mas um golo James aos 43’ colocou os madridistas a vencer ao intervalo. Na segunda parte, embora a equipa de Vigo se tenha mostrado sempre incómoda, Hernandez bisou e fixou o marcador em 4-2, resultado que mantém o Real Madrid a dois pontos do Barcelona.

Sugerir correcção
Comentar