Pela primeira vez, há um português entre os 40 melhores tenistas do mundo

João Sousa subiu ao 38.º lugar do ranking ATP.

Foto
João Sousa PASCAL GUYOT/AFP

João Sousa reforçou nesta segunda-feira a condição de melhor tenista português de sempre ao figurar no 38.º posto do “ranking” mundial, conquistando quatro posições relativamente à última lista do circuito profissional.

Depois de ter chegado à terceira ronda do Masters 1000 de Miami, João Sousa conseguiu o feito inédito de entrar no grupo dos 40 melhores do mundo, numa classificação que continua a ser comandada pelo espanhol Rafael Nadal.

Apesar de derrotado pelo sérvio Novak Djokovic na final de Miami, Nadal continua a liderar a hierarquia com algum conforto, agora com uma vantagem de 1920 pontos sobre o sérvio, que na anterior classificação estava a 2230 pontos de distância.

Na elite do “top-10”, o maior salto foi protagonizado pelo checo Tomas Berdych, forçado a abdicar das meias-finais de Miami devido a lesão, uma “baixa” forçada que não impediu o “carrasco” de João Sousa no torneio da Florida de igualar a sua melhor classificação de sempre: o quinto posto.

Na lista dos 500 melhores, figuram ainda os portuguseses Gastão Elias (169), Pedro Sousa (245) e Rui Machado (255).

No “ranking” feminino, a norte-americana Serena Williams reforçou a liderança na lista graças à vitória em Miami, precisamente depois de uma final contra a sua perseguidora na classificação, a chinesa Na Li.

Williams comanda a classificação com uma vantagem confortável de 5075 pontos sobre a chinesa, vencedora do primeiro “Grand Slam” da temporada, na Austrália.

Entre as portuguesas, Michelle de Brito subiu dois degraus e surge esta semana no 124.º lugar, enquanto Maria João Koehler fez o caminho inverso, descendo uma posição, o que a coloca hoje no 213.º posto.

Sugerir correcção
Comentar