Pedro Proença é o árbitro do FC Porto-Benfica

Lisboeta nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Foto
Damien Meyer/AFP

O “clássico” entre FC Porto e Benfica, da 29.ª jornada da I Liga, será arbitrado pelo lisboeta Pedro Proença.

A partida, que pode revelar-se decisiva na atribuição do título de campeão nacional, está marcada para sábado, às 20h30. Proença, de 42 anos, conta na presente temporada com 11 jogos arbitrados na I Liga. Mostrou 49 amarelos. Expulsou sete jogadores – quatro por vermelhos directos e três por acumulação de cartões amarelos.

Proença terá Tiago Trigo e Bertino Miranda como auxiliares no jogo do Dragão, uma alteração relativamente à equipa de arbitragem que esteve no Benfica-FC Porto da temporada passada, que os “dragões” venceram com um polémico golo marcado por Maicon, que partiu de posição irregular. Ricardo Santos, que esteve nesse jogo e foi o auxiliar que não assinalou o fora-de-jogo, não acompanhará Pedro Proença e Tiago Trigo.

Entre os jogos que arbitrou esta época na I Liga, apitou dois jogos do FC Porto e outro do Benfica: esteve no triunfo (0-3) dos “dragões” na visita ao Vitória de Setúbal, da 12.ª jornada, no empate (2-2) dos “encarnados” no terreno do Nacional da Madeira, à 18.ª jornada e na vitória dos portistas sobre o Sp. Braga (3-1), à 25.ª jornada. Nos dois primeiros destes jogos houve expulsões: no Bonfim, foram expulsos Gallo (78’, por acumulação) e Jorginho (84’, também por acumulação), ambos da equipa da casa. Já na Choupana foram três os expulsos: Cardozo aos 90+3’, e Matic aos 90+6’, ambos com vermelho directo. O Nacional ficou sem Marçal, aos 90+3’, por acumulação de amarelos.

Quadro de nomeações da 29.ª jornada
FC Porto-Benfica, Pedro Proença
Sporting-Olhanense, Olegário Benquerença
Sp. Braga-Nacional, Carlos Xistra
Académica-P. Ferreira, Duarte Gomes
Estoril-Beira-Mar, Artur Soares Dias
Moreirense-V. Setúbal, Hugo Miguel
Marítimo-V. Guimarães, Bruno Esteves
Rio Ave-Gil Vicente, Vasco Santos

Notícia corrigida às 19h31, acrescentando o jogo apitado por Pedro Proença entre o FC Porto e o Sporting de Braga.

Sugerir correcção
Comentar