O português Pedro Fraga qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais dos Campeonatos da Europa de remo, que decorrem em Sevilha, ao vencer o segundo “heat” da primeira eliminatória em LM1x.
Na estreia em “skiff”, Fraga, que compete pela primeira vez em quase uma década sem Nuno Mendes, concluiu os 2.000 metros em 7m14,9s, praticamente menos 10 segundos do que o segundo classificado, o alemão Jonathan Koch.
O português, que formou dupla com Nuno Mendes e conseguiu o quinto lugar em Londres2012 e o oitavo em Pequim2008 em double scull ligeiro, permitiu que o germânico liderasse até meio da regata, consumando o triunfo nos últimos 500 metros.
Menos sucesso teve Nuno Mendes, que participou com André Pereira em LM2x e falhou a qualificação directa para a meia-final, com o quinto lugar na segunda regata da classe.
Mendes e Pereira cumpriram os 2.000 metros em 6m52,31s, mais 15 segundos do que os noruegueses Kristoffer Brun e Are Strandli, que venceram, e vão agora disputar a repescagem.
Igual sorte teve a dupla lusa em LM2 formada por Nuno Coelho e Paulo Fernandes, que também foram relegados para a repescagem depois de não terem ido além do terceiro lugar - os dois primeiros apuravam-se para a final - no segundo “heat” das eliminatórias, com o registo de 6m56,36s, mais 10 segundos do que os italianos Guido Gravina e Giorgio Tuccianardi.

Comentar