Paulo Gonçalves abandona Dakar com moto em chamas: "Senti-me impotente"

Moto do campeão mundial de todo-o-terreno incendiou-se quando seguia na frente da quinta etapa.

Fotogaleria
Foto: Franck Fife/AFP
Fotogaleria
Foto: Franck Fife/AFP
Fotogaleria
Foto: Franck Fife/AFP
Fotogaleria
Foto: Franck Fife/AFP

Depois de Ruben Faria, Carlos Sousa e Francisco Pita, foi a vez de Paulo Gonçalves se despedir da edição de 2014 do Dakar. O campeão mundial de todo-o-terreno liderava a 5.ª etapa da prova quando a moto se incendiou, obrigando-o a abandonar.

A assessoria de imprensa do piloto da Honda avança que o incêndio ocorreu ao quilómetro 143, numa altura em que o português seguia na frente. Apesar do aparato do incidente, Paulo Gonçalves não sofreu ferimentos.

"As primeiras informações confirmam o abandono oficial de Paulo Gonçalves, que se encontra bem depois de abandonar a sua mota após esta ficar completamente em chamas", descreve, em comunicado.

Paulo Gonçalves tinha recuperado terreno na quarta etapa, tendo entrado no top 20 (em 19.º) da classificação geral, e era um dos pilotos portugueses com mais aspirações na competição, juntamente com Hélder Rodrigues. Agora, o sonho caiu por terra.

“Estou desolado, muito triste por ver terminada a prova desta maneira. Estávamos a fazer uma boa etapa, seguia na liderança e estava determinado a vencer. A uma dada altura dei pela mota em chamas, parei de imediato e fiz de tudo para parar oincêndio. Não foi possível. Senti-me impotente, já não havia nada a fazer”, declarou o piloto no final do incidente.

Cinco dias depois do arranque do Dakar, restam agora cinco portugueses em prova, todos eles nas motos: Hélder Rodrigues (Honda), Bianchi Prata (Husqvarna), Mário Patrão (Suzuki), Pedro Oliveira (Speedbrain) e Victor Oliveira (Husqvarna). O mais bem classificado é Hélder Rodrigues, na 15.ª posição da geral, a 1h35m35s do líder, Joan Barreda (Honda).
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar