Paulo Bento: “Não temos prazo para Cristiano Ronaldo voltar”

Seleccionador nacional antecipou o jogo de sábado entre Portugal e a Grécia, de preparação para o Mundial 2014, partida que o capitão português não disputará

Foto
Paulo Bento vai mexer no "onze" habitualmente titular de Portugal para o jogo com a Grécia Francisco Leong/AFP

A condição física de Cristiano Ronaldo (e de outros jogadores da selecção portuguesa) dominou grande parte da conferência de imprensa de Paulo Bento, nesta sexta-feira, em Óbidos. O craque da equipa chegou ao estágio não estando nas melhores condições, como o mesmo confessou após a final da Liga dos Campeões, e o seleccionador nacional deixou uma garantia: não vai forçar o regresso do número 7. Para já é certo que não jogará no sábado, contra a Grécia.

“Estamos com alguns condicionalismos, que levam a que alguns jogadores não possam ser utilizados. Ainda temos pouco mais de 24 horas para o jogo mas temos uma ideia do que poderemos fazer amanhã. Não temos prazo para o Cristiano começar a trabalhar no relvado. Em primeiro lugar está o bem-estar físico e a saúde do jogador. Não iremos estipular um prazo para que possa voltar a competir. Há que deixá-los tranquilos”, afirmou Paulo Bento.

O seleccionador explicou ainda que vai aproveitar o encontro com os gregos para testar outras soluções tácticas, que poderá vir a utilizar no Mundial e em alternativa ao tradicional 4x3x3. "Veremos como os jogadores ainda vão evoluir e depois logo decidiremos o "onze" que apresentamos, o sistema ou modelo de jogo que vamos apresentar. Vamo-nos preparar para termos mais do que uma solução", explicou o técnico, acrescentando mais tarde: "Não tendo alguns jogadores vamos testar algumas alternativas, porque não estamos livres que durante a competição isso não possa acontecer."

Revelando que Pepe, tal como Cristiano Ronaldo, também não irá defrontar a Grécia, Paulo Bento voltou ao tema das lesões para deixar claro o que tem na cabeça até ao início da competição, no Brasil: "Até dia 15 há uma possibilidade de haver alterações na convocatória [devido a lesão]. A partir de dia 15 já não a teremos. Por isso, o nosso trabalho é gerir da melhor maneira os 23 que temos aqui para que no dia 16 possam estar todos prontos para competir."

Depois o seleccionador explicou a abordagem que quer que a equipa tenha nos três particulares que a selecção vai realizar antes de iniciar a sua participação no Mundial (Grécia, no sábado, no Jamor, México, dia 6 de Junho, em Boston, e República da Irlanda, dia 10, em New Jersey). "Independentemente dos jogadores e dos sistemas a utilizar, o nosso foco passa sempre por alcançar o melhor resultado possível e competir da melhor maneira possível. Jogar o melhor possível, e ter a melhor atitude possível", afirmou.

Paulo Bento justificou ainda a contratação pela Federação Portuguesa de Futebol de um fisioterapeuta espanhol, ligado ao Real Madrid, garantindo que o clínico não irá trabalhar apenas com Cristiano Ronaldo. "Achámos necessária a integração de mais um elemento no departamento médico e que vem para dar o seu contributo e auxílio na recuperação dos jogadores. Vem trabalhar para a selecção e não apenas com Cristiano Ronaldo", disse.

"Ter melhor do mundo não nos obriga a sermos campeões"
O treinador comentou ainda a questão da pressão que envolve a selecção pelo facto de ter o melhor jogador do mundo no lote de convocados. E fez questão de, tal como noutras ocasiões, afastá-la. "Temos de conviver com a pressão que vem de fora. O facto de termos o melhor jogador do mundo não nos obriga a sermos campeões do mundo", lembrando que, já antes, Portugal teve nas suas selecções jogadores que foram considerados os melhores do mundo (Eusébio e Figo) e que, nem por isso, se sagrou campeão do mundo.

 

 

Sugerir correcção
Comentar