Paulo Bento: "Estamos mais pressionados em função da margem de erro"

O seleccionador nacional antecipou o jogo de sexta-feira, que Portugal fará contra a Rússia, de apuramento para o Mundial 2014.

Não é decisivo, mas importante. Esta foi a mensagem transmitida por Paulo Bento antes da partida de sexta-feira (20h45, no Estádio da Luz, em Lisboa) frente à Rússia, de apuramento para a fase final do Mundial 2014, no Brasil.

Com menos dois jogos do que os líderes do Grupo F, os portugueses entram em campo sob pressão. Foi o próprio Paulo Bento a assumi-lo: "É um jogo importante. Todos temos consciência de que estamos um pouco mais pressionados em função da nossa margem de erro e dos pontos que fomos deixando pelo caminho. Mas esta é a realiadade e há que encarar essa situação com alguma naturalidade e com a convicção de que podemos conquistar os três pontos."

Paulo Bento mantém o segredo sobre quem irá acompanhar Bruno Alves no eixo da defesa (Luís Neto ou Ricardo Costa são as hipóteses mais fortes) e também não deu a certeza de que irá jogar com Nani de início (o médio chegou à selecção após um longo período de paragem e, apesar de ter sido dado como clinicamente apto não tem ritmo competitivo).

Sobre a selecção russa, Paulo Bento deixou alertas: "Sabemos que do outro lado está uma equipa de grande qualidade, muito consistente, com quatro jogos e quatro vitórias, sem sofrer nenhum golo. Uma equipa que defende bem, contra-ataca bem."

Agressividade e paciência
Para contrariar esta equipa russa, Portugal não pode deixar-se "condicionar por alguma ansiedade que possa haver fruto da classificação", frisou o seleccionador, que deixou um esboço do que pretende ver a selecção fazer: "Tomar a iniciativa, mas ter critério no domínio que temos que ter. Haver índices de agressividade elevados e paciência no nosso jogo. É um jogo que tem 90 minutos para ser ganho. Vamos tentar estar a maior parte do tempo por cima do adversário."

Paulo Bento deixou ainda claro o que está, neste momento em cima da mesa para a selecção: "Portugal tem um objectivo que está definido desde o início da fase de qualificação e que é estar no Mundial 2014, de preferência em primeiro. Neste momento o objectivo é ficar em segundo e disputar o play-off. Foi esta a mensagem passada aos jogadores."

Portugal ocupa a terceira posição do Grupo F, em igualdade com Israel, ambos com menos um ponto do que a Rússia, onde a equipa lusa já perdeu, por 1-0. Os russos lideram e contam por vitórias os quatro jogos realizados, tendo menos duas partidas disputadas.

Depois do confronto com a equipa russa, a selecção portuguesa parte para a cidade suíça de Genebra, onde na próxima segunda-feira, dia 10, defrontará a congénere da Croácia, em jogo particular, com início às 18h45 (hora de Lisboa).
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues