Paulo Bento deixa Quaresma em casa numa convocatória onde a "polivalência" é palavra-chave

Vieirinha ganhou o lugar ao extremo do FC Porto, numa lista que inclui Rafa. Eduardo, André Almeida, Ricardo Costa, Ruben Amorim e Éder garantiram também bilhete para o Mundial do Brasil.

Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

A questão dominou o anúncio dos 23 convocados de Portugal para disputar o Mundial do Brasil, como já havia dominado os últimos meses quando o tema selecção vinha à baila. Esta segunda-feira as dúvidas foram desfeitas na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa: Ricardo Quaresma não irá atravessar o Atlântico com a selecção nacional, perdendo o lugar para Vieirinha. Numa lista onde não existiram propriamente grandes surpresas, face ao anúncio prévio dos 30 pré-convocados, Paulo Bento justificou muitas das suas opções com uma palavra: polivalência.

Uma qualidade cara para o seleccionador nacional nesta fase final da competição, que acabou por abrir as portas do Brasil a André Almeida, Ricardo Costa, Rúben Amorim e Rafa. Outros aspectos tiveram igualmente peso para o treinador português, como o compromisso com a equipa ao longo da caminhada para o Mundial ou o controlo emocional para enfrentar determinadas adversidades que irão surgir no torneio. A primeira terá fechado as portas há algum tempo a Danny, a segunda poderá ter contribuído para a exclusão de Quaresma.

“Os quatro extremos escolhidos para esta campanha [Cristiano Ronaldo, Nani, Varela e Vieirinha] são aqueles que me dão garantias, em termos técnicos, tácticos, físicos e emocionais. Acima de tudo são jogadores que eu tenho a certeza absoluta que num momento de grande adversidade, como iremos certamente encontrar nesta competição, estarão sempre com o objectivo de estar com a equipa e de se comprometer com ela. Isso para mim é algo importante”, sintetizou o técnico, respondendo especificamente às ausências de Danny e Quaresma.

As maiores novidades desta convocatória acabaram por ser as presenças de Vieirinha e Rafa. O extremo do Wolfsburgo por ter deixado de fora da lista os dois jogadores já referidos; o jovem médio do Sp. Braga pela sua inexperiência ao nível da selecção, tendo sido chamado apenas uma vez por Paulo Bento, no último particular frente aos Camarões. O seu potencial e polivalência no meio-campo valeram-lhe uma vaga. “O Rafa pode jogar como médio ofensivo e em qualquer um dos corredores do sector ofensivo”, explicou o seleccionador, referindo ainda que a presença de Rafa possibilita eventuais alterações tácticas no decorrer do encontro, como a inversão do triângulo do meio campo, alinhando o jogador na posição “10”, a municiar o ataque.

O sector ofensivo é uma preocupação neste momento para Paulo Bento, face aos problemas físicos que têm afectado Hélder Postiga no decorrer da temporada. Mesmo assim, o técnico não hesitou em chamar o avançado da Lazio: “Pela influência que tem na nossa forma de jogar e no grupo, pela sua maturidade, é um jogador que contamos sempre. Neste momento, tanto quanto sabemos, estará em condições de poder estar no estágio.”

Nani é outro jogador que protagonizou uma temporada bastante irregular, pouco utilizado no Manchester United, mas que mereceu a total confiança do seleccionador. “Teve um problema até Março, mas de Março para cá está a treinar com regularidade, jogou dois jogos a titular e foi [suplente] utilizado em mais um ou outro jogo. Só não jogou por opção técnica. Tal como o Vieirinha, que está a competir desde o mês de Abril, após uma ausência mais prolongada.”

Em melhores ou piores condições, Paulo Bento espera recuperar todos os jogadores que chamou para o Mundial, aproveitando os jogos particulares que Portugal irá disputar até ao arranque oficial da competição (frente a Grécia, México e Irlanda), para dar ritmo competitivo a alguns elementos que foram menos utilizados nos seus clubes nos últimos meses.

Sem surpresas na baliza, onde se manteve o trio mais utilizado nos últimos jogos, enquanto na defesa a polivalência de André Almeida, que pode jogar nas duas laterais, rendeu-lhe o bilhete para o Brasil, o mesmo acontecendo com Ricardo Costa entre os centrais (utilizável também como defesa direito).

Contestáveis ou não, as decisões do seleccionador nacional estão feitas e mereceram total apoio de Fernando Gomes, presidente da FPF. “Paulo Bento é um seleccionador de que gostamos muito e é um dos melhores do mundo”, salientou o presidente da FPF, instantes antes dos 23 convocados começarem a desfilar no ecrã.

Lista de convocados

Guarda-redes
Rui Patrício (Sporting)
Beto (Sevilha)
Eduardo (Sp. Braga)

Defesas
André Almeida (Benfica)
Bruno Alves (Fenerbahçe)
Fábio Coentrão (Real Madrid) 
João Pereira (Valência)
Neto (Zenit)
Pepe (Real Madrid)
Ricardo Costa (Valência)

Médios
João Moutinho (Mónaco)
Miguel Veloso (Dínamo Kiev)
Raul Meireles (Fenerbahçe)
Ruben Amorim (Benfica)
William (Sporting)

Avançados
Rafa (Sp. Braga)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Éder (Sp. Braga)
Hélder Postiga (Lazio)
Hugo Almeida (Besiktas)
Nani (Manchester United)
Varela (FC Porto)
Vieirinha (Wolfsburgo)

Sugerir correcção
Comentar