Para Cristiano Ronaldo, quatro Botas de Ouro não chegam. "Quero sempre mais"

Jogador português foi distinguido pela quarta vez com a Bota de Ouro. É o futebolista que mais vezes recebeu o galardão.

Foto
JAVIER SORIANO/AFP

Cristiano Ronaldo voltou esta terça-feira a ter a Bota de Ouro nas mãos. Na cerimónia de entrega do galardão, o futuro futebolístico do português esteve em destaque no discurso que fez. Distinguido pelos 48 golos marcados na Liga espanhola durante a época 2014/15, Cristiano Ronaldo não está satisfeito. “Quero sempre mais”, disse o jogador do Real Madrid e capitão da selecção nacional.

Cristiano Ronaldo torna-se assim no jogador que mais Botas de Ouro recebeu desde a criação, na época de 1967/68, do galardão que distingue o melhor marcador dos campeonatos europeus. E volta a pôr Portugal no primeiro lugar do ranking de vencedores, depois de Eusébio o ter feito pela primeira vez com 42 golos pelo Benfica, quando o prémio foi atribuído há 47 anos.

“Este é um momento, uma vez mais, bonito na minha vida desportiva. Receber a quarta Bota de Ouro é uma honra e um privilégio muito grandes”, afirmou o português no início do seu discurso no Hotel Palace, em Madrid, onde decorreu a cerimónia de entrega do prémio.

Cristiano Ronaldo agradeceu a distinção ao Real Madrid, equipa técnica, colegas de equipa e família — a mãe Dolores Aveiro e o filho Cristiano estiveram presentes —, um prémio que considerou “muito importante” para si. “Quero agradecer aos meus companheiros porque sem eles não teria a oportunidade de ganhá-lo e a todo o mundo que me ajudou a estar bem fisicamente, porque para mim é o mais importante.”

O português disse depois estar sempre de olhos nos próximos desafios. “"É um momento especial. Não estou satisfeito, quero sempre mais. Sou o único que tenho quatro Botas de Ouro, mas quero mais, quero ganhar a quinta, a sexta", resumiu.

Ao Real Madrid deixou a promessa de que se manterá empenhado no seu trabalho e na equipa. “Este ano não será diferente, vamos ter a oportunidade de ganhar a Liga, a Copa, porque sem esses troféus, estes troféus individuais não dizem nada.”

Do presidente do Real Madrid, o português ouviu palavras de elogio antes de receber o prémio. Florentino Pérez destacou-o como um “futebolista único e excepcional”, com um “talento fabuloso e com uma "capacidade imensa de sacrifício”, sempre com uma “ambição por melhor e em dar o máximo pela equipa”. “Deve ser um exemplo para todos”, sublinhou o presidente do clube madrileno. Pérez rematou, afirmando que a quarta Bota de Ouro é apenas "um ponto de partida para novos desafios" para o português.

Terminados os discursos, Cristiano Ronaldo posou junto das quatro Botas de Ouro que recebeu até aqui. A primeira pelos 27 golos marcados enquanto elemento do Manchester United durante a época 2007/08, e a segunda pelo mesmo clube mas na temporada 2010/11, quando levou 40 vezes a bola à baliza dos adversários. O terceiro prémio veio parar às mãos do jogador pela sua prestação já no Real Madrid, na época 2013/14. Em ex-equo com Luis Suárez, na altura no Liverpool, foi o autor de 31 golos.

Assim, Cristiano Ronaldo está no primeiro lugar do ranking dos dez vencedores da Bota de Ouro, seguido do argentino Lionel Messi, com três galardões. Além de Eusébio, com dois prémios a tabela dos melhores tem ainda o alemão Gerd Müller, o romeno Dudu Georgescu, o português Fernando Gomes, o escocês Ally McCoist, o brasileiro Mário Jardel, o francês Thierry Henry e o uruguaio Diego Forlan.

Sugerir correcção
Comentar