O Panathinaikos, equipa treinada por Jesualdo Ferreira, confirmou nesta quarta-feira a passagem ao "play-off" da Liga dos Campeões, ao vencer os escoceses do Motherwell, por 3-0.
Os golos dos gregos foram marcados por Christodoupoulos, Mavrias e Sissoko, um avançado que passou quatro anos em Portugal, ao serviço da Académica. Zeca, jogador que passou pelas fileiras do Vitória de Setúbal, foi titular.
Uma vaga no "play-off" garantiu também o Dínamo Zagreb, graças a um triunfo sobre o Sheriff por 4-0. Tonel, defesa que passou cinco temporadas no Sporting, foi titular pelos croatas, enquanto João Pereira, defesa formado no Benfica, foi titular pelos campeões moldavos, mas saiu aos 37 minutos.
O Limassol, campeão cipriota, que conta com vários portugueses no plantel, é outro dos clubes na próxima fase da prova. O jogador formado no FC Porto Jorge Lourenço (expulso aos 28’) foi titular, enquanto Paulo Sérgio, formado no Sporting, e Rui Miguel, que passou pelo Vitória de Guimarães, ficaram no banco. Orlando Sá, que rescindiu com o Fulham e assinou um contrato válido por três anos com os cipriotas, ainda não foi utilizado nesta fase da Liga dos Campeões.
O Cluj, campeão romeno, venceu fora o Liberec por 2-1, com golos de Kapetanos e Sougou, outro jogador que passou pela Académica. No “onze” romeno estiveram os portugueses Mário Felgueiras, Ivo Pinto, Cadu e Camora. O reforço Diogo Valente e Nuno Diogo ficaram no banco de suplentes.
Quanto ao Fenerbahçe, começou ontem a lucrar com a contratação do avançado Dirk Kuyt, por pouco mais de um milhão de euros, ao Liverpool. O clube turco venceu o Vaslui por 4-1, com dois golos do holandês, de 32 anos. O golo dos romenos foi marcado por um jogador que deixou boas recordações em Alvalade: Marius Niculae.
A goleada do dia
O Anderlecht assinou a goleada da jornada. Os belgas venceram por 6-0 o Ekranas, que não fez qualquer remate durante os 90 minutos. Os lituanos jogaram desde os 25 minutos reduzidos a dez jogadores, depois de uma grande penalidade cometida pelo guarda-redes Zubas, que Gillet acabaria por falhar.
O Celtic, que foi campeão escocês na última época com 20 pontos de avanço, venceu os finlandeses do HJK (Helsínquia) por 2-0, com golos de Ledley e Samaras. Isto mesmo jogando com 10 unidades desde o minuto 71, na sequência da expulsão de Victor Wanyama, por acumulação de amarelos. O nigeriano Rabiu Ibrahim, outrora visto como um jovem promissor em Alvalade, não foi ainda convocado.
Mas a figura do dia foi mesmo Thomas Sorum, avançado do Helsinborg. O norueguês fez um “hat-trick” frente ao Slask Wroclaw, campeão polaco, num jogo que terminou com um resultado de 3-0.
Os campeões do Azerbaijão, Neftchi, foram eliminados, depois de empatarem a dois com o Kiryat Shmona, já que os israelitas conseguiram uma vantagem de 6-2 no balanço dos dois jogos.
Para o sorteio de sexta-feira, às 11h, em Nyon, o Sp.Braga surge com o estatuto de cabeça de série no "play-off", o que significa que vai evitar clubes como o Dínamo Kiev, equipa de Miguel Veloso, que eliminou o Feyenoord, o Panathinaikos ou o Copenhaga.
No entanto, os minhotos podem vir a encontrar adversários como o Fenerbahçe, Udinese, Lille, Málaga ou Borussia Monchengladbach. A primeira mão da eliminatória que antecede a fase de grupos (FC Porto e Benfica têm acesso directo) da prova disputa-se a 21 e 22 de Agosto e a segunda a 28 e 29 deste mês.

Comentários