Pablo Carreño Busta é o primeiro finalista do Estoril Open 2016

Espanhol voltou a derrotar um adversário francês mais cotado, no caso Benoît Paire, por duplo 6-3, 6-3.

Foto
Millenium Estoril Open

O espanhol Pablo Carreño Busta tornou-se neste sábado no primeiro finalista do Estoril Open, ao derrotar o francês Benoît Paire, por duplo 6-3, no encontro das meias-finais. Com o público do seu lado, Carreño Busta, que ocupa a 50.ª posição do ranking, contrariou o favoritismo do francês, terceiro pré-designado, e impôs-se em 1h14m, ao concretizar o terceiro match-point de que dispôs.

À terceira foi de vez para o oitavo cabeça de série, que após ser eliminado por duas vezes nas meias-finais (2013 e 2015) chega finalmente à final do único torneio ATP disputado em Portugal.

No início nada fazia prever o desfecho do primeiro encontro das meias-finais: o jovem espanhol começou mal, muito mal, sendo quebrado nos seus primeiros jogos de serviço.

A perder por 3-0, o semifinalista do ano passado não perdeu a cabeça, manteve-se focado, devolveu o primeiro break - com Paire a perder a cabeça e a atirar uma bola para fora do court -, segurou o seu serviço e quebrou de novo o francês.

A reviravolta desconcertou o terceiro cabeça de série, que concedeu novo break, com uma dupla falta, e acabou por entregar o primeiro set.

O 21.º jogador mundial, fazendo jus à sua inconstância habitual, perdeu oito jogos consecutivos, só voltando a segurar o seu serviço para fazer o 2-1 no segundo parcial.

Com a aproximação do fecho do encontro, Carreño Busta acusou a pressão de, pela primeira vez em quatro presenças, ter a via aberta para a final e cedeu o break quando servia para fazer o 5-1.

O que aconteceu de seguida foi uma sucessão de break-points, com ambos os jogadores a serem incapazes de segurar o seu serviço até que, ao terceiro match-point, o espanhol finalmente concretizou o seu objectivo, festejado efusivamente.

"Ele foi melhor e estava também muito vento. Não estava fácil de se jogar. Parabéns para ele e boa sorte para a final", afirmou Benoît Paire, salientando que o que mais importa é jogar bem nos ATP 500, nos Master 1000 e nos Grand Slams. "Vem aí um torneio importante e vou tentar dar o meu melhor e fazer uma prestação semelhante", acrescentou, referindo-se ao Masters 1000 de Madrid.

 

Sugerir correcção
Comentar