Open dos EUA: Nadal e Kerber tranquilos, campeã olímpica eliminada

Foto
Nadal venceu Denis Istomin, do Uzbequistão Michael Reaves/Getty Images/AFP

O tenista espanhol Rafael Nadal e a alemã Angelique Kerber passaram, sob elevadas temperaturas, à segunda ronda do Open dos EUA, no dia em que a campeã de Roland Garros, Garbine Muguruza, quase "sucumbiu" ao calor e a campeã olímpica, Monica Puig, foi mesmo eliminada.

Nadal, campeão em 2010 e 2013 e quarto cabeça de série em Nova Iorque, bateu Denis Istomin, do Uzbequistão, por 6-1, 6-4 e 6-2, sendo a quinta vez em outros tantos confrontos que se impõe o jogador nascido na Rússia.

Obrigado a abandonar o torneio de Roland Garros e a prescindir de Wimbledon, devido a uma lesão no pulso, o maiorquino aparece agora no último torneio do Grand Slam'do ano, depois da conquista da medalha de ouro em pares nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

"O mais importante é que estou aqui, em Nova Iorque. As lesões fazem parte da carreira e eu passei um mau bocado este ano", afirmou o número cinco do mundo, que na próxima ronda vai defrontar o italiano Andrea Seppi.

O francês Richard Gasquet, 13.ª pré-designado e semifinalista há três anos, foi a principal "baixa" da jornada inaugural, ao perder com o britânico Kyle Edmund, número 84 do mundo, por 6-2, 6-2 e 6-3.

John Isner, homem da casa, quase seguia o mesmo destino, mas conseguiu anular a desvantagem de dois sets e vencer o seu compatriota Frances Tiafoe, o mais jovem jogador do quadro, com apenas 18 anos, que o obrigou a estar três horas e meia em court. Com 35 ases, Isner acabou por vencer por 3-6, 4-6, 7-6 (7-5), 6-3 e 7-6 (7-3).

O croata Marin Cilic, campeão de 2014 e sétimo cabeça-de-série, passou com facilidade pelo brasileiro Rogério Dutra Silva, vencendo por 6-4, 7-5 e 6-1, enquanto o francês Gael Monfils, décimo do quadro, despachou o luxemburguês Gilles Muller por 6-4, 6-2 e 7-6.

No quadro feminino, Angelique Kerber, vencedora do Open da Austrália e finalista em Wimbledon, jogou pouco mais de meia hora neste seu primeiro encontro em busca procura da sua primeira vitória nos EUA, beneficiando da desistência, devido ao calor, da eslovena Polona Herccog.

Kerber, que ganhou o primeiro set por 6-0 e dominava o segundo (1-0) quando a eslovena se retirou, vai defrontar agora a croata Mirjana Lucic-Baroni, semifinalista em 2011.

A espanhola Garbine Muguruza, por sua vez, deu a volta ao encontro, depois de ter perdido o primeiro set por 2-6, para a belga Elise Mertens, vencendo os seguintes por 6-0 e 6-3.

No entanto, a tenista, que na segunda ronda vai defrontar a letã Anastasija Sevastova, teve que receber ser assistência do médico da prova, após o primeiro set, também devido ao calor.

Pior sorte teve a campeã olímpica. A porto-riquenha Monica Puig foi eliminada pela chinesa Zheng Saisai, por 6-4 e 6-2

Depois de ter causado sensação no Rio de Janeiro, Puig, 35.ª do 'ranking' mundial, despede-se prematuramente do torneio nova-iorquino, quarto e último do 'Grand Slam' anual, perdendo com a 61.ª da hierarquia, após uma hora e 19 minutos.

Para alcançar a medalha de ouro olímpica, a primeira na história de Porto Rico em todas as modalidades, Monica Puig eliminou, entre outras, a espanhola Garbine Muguruza e a alemã Angelique Kerber, respectivamente terceira e segunda do 'ranking' mundial.

Sugerir correcção
Comentar