“Olho de falcão” vai libertar os árbitros de baliza no Euro 2016

Pierluigi Collina, responsável pela arbitragem da UEFA, mostra-se optimista com a introdução da tecnologia da linha de golo no Campeonato da Europa

Foto
AFP

A introdução da tecnologia da linha de golo no Campeonato da Europa de 2016 vai permitir que os árbitros de baliza estejam mais atentos a irregularidades que sejam cometidas dentro da grande área, como empurrões ou foras de jogo. A convicção é de Pierluigi Collina, responsável pela arbitragem da UEFA, que nesta quarta-feira anunciou que os 18 árbitros que vão apitar no Europeu de França vão visitar os locais de concentração das 24 selecções que vão marcar presença na prova.

As 18 equipas de arbitragem que vão participar no Euro 2016, que tem o seu pontapé de saída agendado para 10 de Junho no Stade de France, estão reunidas desde segunda-feira num seminário em Enghien-Les-Bains, no norte de Paris, onde terça-feira foi anunciado a introdução da tecnologia da linha de golo desenvolvida pela empresa Hawk-Eye, já utilizada pela FIFA, na principal prova europeia de selecções.

A medida, segundo Pierluigi Collina, será benéfica para os árbitros de baliza que, por terem que estar atentos à linha de golo, não tinham possibilidade de analisar eventuais irregularidades que se passavam dentro da grande área. “Concluímos que [os árbitros de baliza] não podem seguir a bola, o jogador e toda a acção. É impossível. Com a tecnologia [de linha de golo], o assistente ficará livre e concentrado em tudo o que se passa dentro da área”, afirmou o responsável pela arbitragem da UEFA.

Segundo o antigo árbitro italiano, uma das irregularidades que passará a ser mais facilmente detectada são os fora-de-jogo na marcação de livres: “Colocar jogadores entre a barreira defensiva e a baliza influencia a capacidade do guarda-redes conseguir fazer o seu trabalho. Normalmente, eles [jogadores atacantes] tentam recuar para posições legais antes do remate, mas muitas vezes não conseguem.”

Velasco Carballo, árbitro espanhol que marcará presença no Euro 2016, mostrou-se igualmente optimista com a introdução da tecnologia. “Acreditamos que haja melhorias. O objectivo principal dos árbitros de baliza terá que ser ajudar na detecção dos incidentes que ocorrem dentro ou nas proximidades da grande área”, disse Velasco Carballo.

Pierluigi Collina revelou ainda que durante o seminário foi muito discutido um dos temas mais controversos da arbitragem: os lances dentro da grande área em que a bola bate na mão ou no braço de um defesa. “O tema é puramente interpretativo. Nem sempre é sancionável”, analisou Collina. Velasco Carballo considera que “tem que ser deliberado e tem que haver uma certa intenção”. “Tentamos uniformizar os critérios para que todos fiquem de acordo”, concluiu o árbitro espanhol.

Sugerir correcção
Comentar