Iordanescu afastado da selecção da Roménia

O técnico deixa a equipa após a participação romena no Euro 2016.

Foto
Iordanescu vai deixar de treinar a Roménia LEE SMITH/Reuters

Anghel Iordanescu já não é o seleccionador da Roménia. Esta segunda-feira Razvan Burleanu – presidente da Federação Romena de Futebol (FRF) – anunciou a decisão de afastar o treinador, após a fraca participação no Euro 2016, no qual terminou em último lugar, sem nenhuma vitória.

“Quero agradecer a Iordanescu pela grande responsabilidade que assumiu depois da partida de Victor Piturca [ex-seleccionador] e por nos ter levado a uma grande competição pela primeira vez em oito anos”, afirmou Burleanu em conferência de imprensa.

Em Outubro de 2014 assumiu o comando da formação romena pela terceira vez (entre 1994 e 1998 e depois entre 2002 e 2004), após nove anos sem treinar qualquer equipa.

Iordanescu estreou-se com uma vitória de 2-0 sobre a Irlanda do Norte, tendo qualificado a Roménia para o Europeu em França, após findar a fase de qualificação em segundo lugar, sem qualquer derrota.

O treinador romeno não teve um percurso feliz no campeonato: perdeu diante dos gauleses por 2-1 na jornada inaugural, empatou a um com a Suíça e voltou a ser derrotado, desta vez frente à Albânia (1-0).

Burleanu afirmou que o sucessor de Iordanescu será conhecido no final da competição, adiantando que Cosmin Olaroiu – actual treinador do Al Ahli dos Emirados Árabes Unidos – recusou o cargo.

“Queremos um treinador com mais de 10 anos de experiência ao mais alto nível. Alguém que já tenha conquistado títulos e que nos possa qualificar para o Mundial de 2018”, acrescentou.

A Roménia está inserida no grupo E de qualificação para o Campeonato do Mundo na Rússia, juntamente com a Dinamarca, a Polónia, a Arménia, o Cazaquistão e o Montenegro. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar