O “veterano” 44 vai lutar pelo título

Miguel Oliveira entra para a sua quinta época em 125cc/Moto3 com aspirações aos lugares de topo.

Foto
Miguel Oliveira: "Sem dúvida que o título é um objectivo para a temporada" DR

Miguel Oliveira ainda só tem 20 anos, mas já pode ser considerado um veterano do motociclismo. Depois de quatro temporadas a ganhar balanço, o piloto português vai lutar pelo título em Moto3 e não tem medo de o dizer. “Sem dúvida que o título é um objectivo para a temporada. Estão reunidas as condições para que tal aconteça”, diz ao PÚBLICO o homem que conduz a moto n.º 44 por email, a partir de Doha, no Qatar, onde neste domingo se inicia mais um Mundial de motociclismo e em que o piloto de Almada é um dos favoritos, não apenas pela sua experiência, mas também porque se juntou a uma das equipas de topo da categoria.

Por esta altura, Oliveira já poderia estar uma categoria acima, mas o português recusou ser um piloto de meio da tabela em Moto2 para ser estar entre os mais rápidos em Moto3. Trocou a Mahindra pela KTM Ajo Motosport, uma equipa habituada a ganhar títulos — o último foi em 2012, com Sandro Cortese, tendo perdido os últimos dois na última corrida da época — e isso está a fazer a diferença para os anos anteriores. “A maior diferença até agora encontrada, para além da organização da equipa, é a capacidade de resposta da própria KTM. É um facto que a equipa já venceu três títulos na categoria mais baixa mas não sinto qualquer responsabilidade de mostrar ou demonstrar o que quer que seja”, considera Oliveira, que ainda não conquistou qualquer vitória em GP nas temporadas anteriores.

A categoria não terá nenhum dos três primeiros de 2014. Alex Márquez (irmão mais novo de Marc Márquez) e Alex Rins subiram para Moto2, enquanto Jack Miller passou para MotoGP, o que faz com que a luta pelo título seja muito aberta. Oliveira será um dos favoritos, mas há que contar, por exemplo, com o jovem prodígio francês de apenas 15 anos Fabio Quartararo, ou o seu colega da Honda Estrella Galicia Jorge Navarro. Os colegas de Miguel Oliveira na KTM Ajo, o sul-africano Brad Binder e o checo Karel Hanika, também poderão ter uma palavra a dizer, tal como Danny Kent (Honda) ou Niccolo Antonelli (Honda).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários