O “bis” de José Gonçalves durou uns breves minutos

Corredor da Caja Rural venceu ao sprint, mas o colégio de comissários considerou que cortou a trajectória a Gustavo Veloso.

Foto
DR

José Gonçalves (Caja Rural) até cruzou a meta em primeiro, à chegada a Oliveira de Azeméis, mas o vencedor da 6.ª etapa da Volta a Portugal acabou por ser o camisola amarela, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa). Tudo porque o corredor português foi penalizado por cortar a trajectória ao rival no momento da discussão do triunfo.

Depois de ter vencido na véspera em Santa Luzia, Viana do Castelo, José Gonçalves preparava-se para repetir a proeza, gastando 3h44m33s para cumprir os 154,1km da etapa, que começara em Ovar. Mas acabou por ser Veloso a cimentar o estatuto de líder da Volta com o primeiro triunfo em etapas na presente edição da prova.

Numa tirada praticamente plana, Gonçalves atacou a cerca de 300m da meta, isolou-se, mas foi perdendo forças e permitindo que Veloso se aproximasse. Mesmo em cima da linha da meta, o português desviou-se um pouco para a direita, encostando o espanhol às protecções laterais, ainda que não seja claro que o camisola amarela conseguisse bater o adversário.

Durante uns minutos, o corredor da Caja Rural celebrou a segunda vitória consecutiva nesta Volta. Mas, reunido o colégio de comissários, foi tomada a decisão de o desclassificar, atribuindo-lhe o último lugar do grupo em que estava integrado e uma penalização de 30 segundos. Indignado, José Gonçalves expôs à RTP a sua versão dos acontecimentos: “Acho que o Gustavo não estava ao meu lado, vinha por trás, podia ter passado pelo lado esquerdo.
Não sei bem as regras. Hoje os comissários tomaram a atitude de me desclassificar e perdi. Era uma das últimas etapas em que tinha hipóteses de ganhar”, vincou o ciclista natural de Barcelos.

Na classificação geral, Veloso — que bonificou 10 segundos — conseguiu aumentar para 21 segundos a vantagem sobre o compatriota Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) e goza agora de uma margem de 51 sobre Jóni Brandão (Efapel). Satisfeito com a prestação individual e colectiva, o vencedor da Volta a Portugal 2014 só não gostou da forma como o triunfo foi obtido.

“Não gosto de ganhar assim, com este tipo de polémicas, gostava de vencer tranquilo e satisfeito. Não consigo dizer se é uma boa decisão. Também eu tive dúvidas. Nestas chegadas não sabemos o que fazemos”, referiu o galego, que, para além de liderar a geral individual, continua no topo da classificação por pontos e do Prémio Kombinado.

Na quarta-feira, o dia é de descanso na Volta a Portugal e servirá essencialmente para recarregar baterias para a exigente tirada da mítica subida à Torre. “É uma etapa que pode decidir a Volta”, antevê Amaro Antunes (LA-Antarte), o quarto da geral. 

Classificações

6.ª etapa
1. Gustavo Veloso, Esp (W52-Quinta da Lixa), 3h44m33s.
2. Vicente Garcia de Mateos, Esp (Louletano-Ray Just Energy), m.t.
3. Delio Fernández, Esp (W52-Quinta da Lixa), m.t.
4. Rafael Silva, Por (Efapel), m.t.
5. Davide Vigano, Ita (Idea 2010 ASD), m.t.
6. Jóni Brandão, Por (Efapel), m.t.
7. Manuel Cardoso, Por (Team Tavira), m.t.
8. Jasper Ockeloen, Hol (Parkhotel Valkenburg), m.t.
9. César Fonte, Por (Rádio Popular-Boavista), m.t.
10. Gaetan Bille, Bel (Verandas Willems), m.t.

Geral individual
1. Gustavo Veloso, Esp (W52-Quinta da Lixa), 26h54m44s.
2. Delio Fernández, Esp (W52-Quinta da Lixa), a 21 segundos.
3. Jóni Brandão, Por (Efapel), a 51.
4. Amaro Antunes, Por (LA-Antarte), a 01.02 minutos.
5. Ricardo Vilela, Por (Caja Rural), a 01.18.
6. Alejandro Marque, Esp (Efapel), m.t.
7. António Carvalho, Por (W52-Quinta da Lixa), a 01.26.
8. Hernâni Broco, Por (LA-Antarte), a 01.42.
9. Daniel Silva, Por (Rádio Popular-Boavista), a 01.47.
10. João Benta, Por (Louletano-Ray Just Energy), a 01.52.

Geral por equipas
1. W52-Quinta da Lixa, 80h46m40s.
2. LA-Antarte, a 02.16 minutos.
3. Rádio Popular-Boavista, a 02.54.

Pontos
1. Gustavo Veloso, Esp (W52-Quinta da Lixa) 93 pts.
2. Delio Fernández, Esp (W52-Quinta da Lixa) 71.
3. Filipe Cardoso, Por (Efapel) 61.

Montanha
1. Bruno Silva, Por (LA-Antarte) 64 pts.
2. Filipe Cardoso, Por (Efapel) 32.
3. Delio Fernández, Esp (W52-Quinta da Lixa) 25.

Juventude
1. Aleksey Rybalkin, Rus (Lokosphinx).
2. Luca Capelli, Ita (Idea 2010 ASD).
3. Anatoliy Budyak, Ucr (ISD Continental Team).

Sugerir correcção
Comentar