O que a selecção leva para o Brasil: dos 200kg de bacalhau até às 48 garrafas de vinho do Porto

Impressoras, máquinas de café e muita comida compõem os mais de 60 itens que seguem na bagagem de Portugal para Campinas.

Foto
A selecção portuguesa leva para o Brasil um Cristiano Ronaldo e 40 bolas FRANCISCO LEONG/AFP

Não são só bolas e equipamentos que estão nas malas que a selecção portuguesa vai levar para o Brasil. O material desportivo segue viagem, em grandes quantidades, assim como muita comida, artigos de enfermagem e até material de escritório, como impressoras e fotocopiadoras.

Segundo uma lista divulgada nesta terça-feira pela Federação Portuguesa de Futebol, seguem viagem para Campinas mais de seis dezenas de artigos, entre 1000 camisolas de jogo, 570 pares de meias (de jogo, de jogo para guarda-redes, de treino e de passeio), 15 barreiras para treinos de livres, 100 cones, quatro bonecos para treino de guarda-redes, duas impressoras, uma caixa com toners de impressora, duas caixas com máquinas de café, cápsulas e copos.

O braço clínico da comitiva também vai bem apetrechado, com quatro marquesas, um ecocardiógrafo e diverso material médico, como kits de pequena cirurgia e suplementos alimentares.

Mas a lista mais impressionante é a da comida e, como refere a nota da FPF, ajuda a compor a “mala da saudade”, que é da responsabilidade do chef da selecção Hélio Loureiro. O habitual responsável pelas refeições da selecção portuguesa já tem uma lista de fornecedores de produtos portugueses no Brasil, mas já leva de Portugal 200kg de bacalhau, 12 queijos da Serra, 80kg de polvo congelado ou 48 garrafas de azeite.

Na bagagem de Hélio Loureiro está o que pode ser um início de um belo cozido à portuguesa. Faltam a carne de vaca e os legumes, mas já seguiram viagem para Campinas 20kg de chouriço de carne, 15kg de salpicão, 10kg de orelha de porco e 12kg de feijão encarnado.

A única referência a bebida nesta lista são 48 garrafas de vinho do Porto Tawny 10 anos. Mas estas, diz a FPF, são para oferecer.

Pode consultar a lista completa aqui.

Sugerir correcção
Comentar