O PÚBLICO vê o Euro 2016 consigo no Messenger

Há uma nova forma de acompanhar o Europeu de Futebol. Fale com o FuteBot do PÚBLICO no Facebook.

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O PÚBLICO acaba de lançar o primeiro chatbot (robô de conversação) da imprensa portuguesa no Facebook, o FuteBot, em parceria com a MEO e com o programador Paulo Querido. Agora, os mais de 1.000.000 de fãs do PÚBLICO no Facebook podem perguntar pelas últimas notícias do Euro 2016, ficar a par do calendário dos jogos e ainda participar em desafios sobre a competição, habilitando-se a ganhar prémios.

O funcionamento desta ferramenta é tão simples como iniciar uma conversa com um amigo ou familiar através do Facebook. Basta aceder à página do PÚBLICO nesta rede social e escrever “olá” por mensagem privada. Pode também utilizar este link. Ou, na aplicação do Messenger para smartphone, pesquise pelo PÚBLICO e inicie o diálogo da mesma forma. O PÚBLICO vai responder automaticamente e fazer o resto, indicando uma série de opções.

O PÚBLICO aproveita desta forma o Euro 2016 para estrear uma tecnologia que é a grande inovação do momento no campo da interacção entre serviços e consumidores. A opção pelo Facebook foi natural, estando esta rede social na frente da corrida ao domínio dos chatbots. Em Abril, a empresa fundada por Mark Zuckerberg abriu a sua plataforma de bots a programadores externos e revelou um objectivo ambicioso: substituir as actuais aplicações móveis e os call centers de apoio ao cliente com o seu Messenger, através destes robôs de conversação. Neste momento, um número reduzido de marcas utiliza esta tecnologia. No futuro, o Facebook quer que todas as empresas vão directamente aonde estão 900 milhões de consumidores, possibilitando compras online e o esclarecimento de dúvidas.

Também a Microsoft anunciou recentemente a abertura da sua plataforma para o desenvolvimento destes robôs de conversação. Outras plataformas como a asiática WeChat, a canadiana Kik a russo-germânica Telegram, que oferecem serviços de mensagens semelhantes ao do WhatsApp, passaram a possibilitar a compra de produtos e a reserva de restaurantes e bilhetes de cinema através dos seus sistemas. Em Portugal, os leitores do PÚBLICO podem agora experimentar esta tecnologia.

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