O pior Vitória da época vai tentar travar o melhor Benfica da temporada

“Encarnados” têm a hipótese de fazer o Sporting entrar no Dragão com uma desvantagem de cinco pontos

Rui Vitória não foi capaz de deixar o politicamente correcto de lado quando nesta quinta-feira lhe perguntaram qual o resultado que preferia no clássico de sábado, no Dragão, entre o FC Porto e o Sporting. O treinador do Benfica, a quem uma derrota dos “leões” no Porto cairia como “sopa no mel”, optou pela banalidade da resposta, dizendo que estava apenas focado no jogo desta sexta-feira dos “encarnados”, frente ao Vitória de Guimarães. É então com a cabeça na partida da Luz que o treinador benfiquista parte para a antepenúltima jornada, uma ronda em que, se derrotar o Vitória, pode colocar no Sporting a pressão de jogar no Dragão com a obrigação de recuperar cinco pontos de desvantagem tendo nove em disputa.

A favor dos “encarnados” há vários factores. O Benfica não perde no Estádio da Luz para o campeonato desde a derrota com o FC Porto, a 12 de Fevereiro. E, para além dos “dragões”, só o Sporting foi capaz de roubar pontos às “águias” na sua casa. Nem sequer um empate o Benfica consentiu no seu reduto. Para além disso, os campeões nacionais estão numa série de nove triunfos consecutivos na competição e na lista de lesionados só surge o nome de Júlio César, guarda-redes que já quase ninguém se lembra face às boas exibições de Ederson.

Do outro lado, surgirá um Vitória a atravessar a sua pior fase da temporada. A equipa orientada por Sérgio Conceição não vence há 11 encontros consecutivos para a Liga (soma cinco derrotas e seis empates) e longe do estádio D. Afonso Henriques a última vez que conseguiu conquistar pontos foi no terreno do Moreirense, (triunfo por 4-3) no já longínquo dia 6 de Janeiro. Os vimaranenses já não têm também hipóteses de chegar a um lugar nas competições europeias e no ar pairam rumores de que a direcção do clube poderá estar a equacionar a possibilidade de substituir Sérgio Conceição no cargo de treinador na próxima temporada (Pedro Martins, actual técnico do Rio Ave, tem sido o nome mais comentado).

"Já fui falado para outros clubes e nunca os dirigentes me vieram pedir satisfações para essas notícias. Pelo respeito e pela relação que temos, não vou perguntar aos dirigentes se estão em conversa com outro treinador. Tenho a certeza de que não está a acontecer, até porque [a renovação de contrato] vai indo", comentou ontem Sérgio Conceição.

Já Rui Vitória insistiu na necessidade de não desviar o foco da partida com o V. Guimarães, apesar de, na segunda-feira, o Benfica ter que disputar a meia-final da Taça da Liga, também na Luz, frente ao Sporting de Braga. “Faltam-nos quatro ou cinco finais e o que importa é a próxima. Há uma dedicação e foco total para esse jogo. Não estou focado no jogo com o Sporting de Braga. Quando se joga uma final não se pensa no passado e no que se pode passar no futuro”, comentou.  

PÚBLICO -
Aumentar
Sugerir correcção
Comentar