O miúdo das "rastas" saltou de França para o mundo

Renato Sanches foi elogiado por diversos órgãos de comunicação social.

Foto
Renato Sanches é um jovem líder a despontar na selecção Reuters

Renato Sanches. O miúdo das "rastas" que este ano se transferiu do Benfica para o Bayern Munique por 35 milhões de euros está a encantar o mundo, depois do golo e da exibição frente à Polónia no Euro 2016. Nos jornais de todo o mundo, Renato é apontado como o novo ídolo do futebol português.

O site oficial da UEFA diz que “observar Renato Sanches no seu quotidiano não é apenas um privilégio em termos futebolísticos, mas também uma lição de como lidar com a pressão”. “O jogador de 18 anos personifica a calma e a tranquilidade fora de campo em tudo o que faz, mas uma vez nele – mesmo nas sessões de treino – é um jogador extremamente competitivo”, acrescenta o site da UEFA, que já elegeu por duas vezes o jogador como o melhor em campo.

Na crónica do jogo, o site diz ainda que o facto de ser lançado na fase a eliminar, estreando-se como titular pelo seu país nos quartos-de-final do Euro 2016, pode ser uma "perspectiva assustadora”. “Se combinarmos isso com o facto de se ter transferido para o Bayern, a troco de 35 milhões de euros, e de ter o mundo inteiro a olhar para si, então a pressão pode tornar-se ainda maior. Mas não para Sanches”, salienta.

Já o jornal espanhol Marca diz que Renato “moldou a primeira parte do jogo de Portugal” e que Anceloti, treinador do Bayern Munique, deve estar “encantado com o que viu em Marselha”. “Cada vez que tocava na bola, acontecia algo. Combinações na zona de criação, golpes potentes que, inclusivamente, lhe valeram um golo”, escreve o jornal.

O também espanhol El Mundo nota que Renato “puxou Portugal nos seus piores momentos”, enquanto o El País observa que o jogador de 18 anos é “potente, hábil e descarado”.

O Bayern Munique, que não se tem cansado de elogiar o jogador nas redes sociais, colocou o seguinte tweet assim que Renato marcou o golo de Portugal: “Goooolo! Loucura! Renato Sanches faz o 1-1”.

O encontro com a Polónia foi também de recordes para Renato. É o mais novo de sempre a marcar na estreia como titular pela selecção portuguesa e foi também o mais novo a celebrar um golo numa fase a eliminar de um Campeonato da Europa (18 anos e 317 dias) em toda a história nacional, marca que pertencia a Cristiano Ronaldo (19 anos e 146 dias).

Se juntarmos à fase a eliminar a de grupos, Renato é agora o terceiro mais jovem de sempre a marcar num Europeu, apenas superado por Wayne Rooney (18 anos e 237 dias) e Johan Vonlanthen (18 anos e 141 dias), ambos no Euro 2004.

Voltando aos elogios, para o jornal inglês The Guardian o 16 de Portugal “mostrou força, pés rápidos e um maravilhoso equilíbrio”. Já o francês L’Équipe diz que Renato não se “mostrou nervoso na sua estreia a titular” e elogia o seu golo e o passe de Nani.

Já o italiano Gazzetta dello Sport afirma que com “um Ronaldo-fantasma no Euro, o novo ídolo é Renato”.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários