O lateral-direito que o Rio Ave emprestou ao Mónaco está na selecção brasileira

Com apenas 20 anos, Fabinho já tem uma história singular no futebol europeu.

Foto
Fabinho no Mónaco, depois de ter estado no Real Madrid Olivier Anrigo/Reuters

Ser chamado à selecção brasileira quando falta um mês e meio para completar 21 anos é só mais um aspecto incrível na carreira de Fabinho. O lateral-direito, que em 2012-13 chegou ao Rio Ave e foi, sucessivamente, emprestado ao Real Madrid e Mónaco, vai ocupar o lugar de Maicon, afastado da “canarinha” por motivos disciplinares. “Estava a jogar videojogos com os meus colegas no quarto. Dei a notícia e eles não acreditaram à primeira. Fui apanhado de surpresa. É algo incrível”, admitiu o jovem futebolista, que estava no Qatar com a selecção sub-21 mas vai juntar-se à equipa principal nos EUA, onde na terça-feira o Brasil defronta o Equador.

O curioso percurso de Fabinho começou em Junho de 2012. Aos 18 anos, Fábio Henrique Tavares seria apenas mais um jovem brasileiro a tentar a sorte no futebol europeu quando assinou contrato com o Rio Ave. Mas, em poucos dias, a vida do lateral-direito daria muitas voltas. A fantástica história de Fabinho, representado pelo super-agente Jorge Mendes, estava apenas a começar.

“Fabinho assinou um contrato válido por seis temporadas, tendo chegado hoje a Vila do Conde para criar o primeiro contacto com o nosso emblema”, podia ler-se numa notícia publicada no site oficial do Rio Ave a 8 de Junho de 2012. Proveniente do Fluminense, o futebolista internacional sub-20 pelo Brasil era reforço da equipa orientada por Nuno Espírito Santo e prometia “muito trabalho e dedicação”.

Mas não seria em Vila do Conde que Fabinho ia mostrar serviço. Poucas semanas após o anúncio feito pelo Rio Ave, o futebolista brasileiro rumou ao Real Madrid, por empréstimo dos vila-condenses. Disputou 30 jogos ao serviço da equipa B dos merengues e, pela mão de José Mourinho, estreou-se na equipa principal a 8 de Maio de 2013: na recepção ao Málaga (6-2), entrou aos 76’ para o lugar de Fábio Coentrão. Menos de um ano depois de ter chegado à Europa, ali estava Fabinho em pleno Santiago Bernabéu, ao lado de Xabi Alonso, Mesut Özil, Di María ou Cristiano Ronaldo.

Terminado o ano de empréstimo ao Real Madrid, Fabinho continuou o seu singelo percurso: rumou, novamente por cedência do Rio Ave, ao Mónaco. No principado, alinhou ao lado de Ricardo Carvalho, Éric Abidal, João Moutinho, James Rodríguez e Radamel Falcao. O lateral-direito brasileiro teve toda a confiança de Claudio Ranieri, que o utilizou em todas as competições, num total de 31 partidas.

Concluída a temporada de regresso do Mónaco à Liga francesa, Ranieri saiu, sendo substituído por Leonardo Jardim. Mas a confiança em Fabinho manteve-se: “Fabinho (jogador do Rio Ave FC) continua a ser tido como peça fundamental do clube monegasco (...). Daí que a ligação do jogador ao AS Monaco se prolongue por mais um ano, a título de empréstimo”, anunciaram os vila-condenses em Julho passado. O lateral-direito alinhou a titular em três das quatro partidas disputadas pelos monegascos no campeonato.

E agora a selecção brasileira, pela mão de Dunga. Fabinho está destinado aos grandes palcos. E ainda só vai fazer 21 anos.

Sugerir correcção
Comentar