O golo que só os árbitros não viram

O derby de Edimburgo acabou sem golos, apesar de a bola ter entrado na baliza.

Hibernian e Hearts defrontaram-se neste domingo, no derby de Edimburgo. O encontro terminou empatado sem golos, mas esse resultado não traduz o que realmente se passou no campo. Porque o Hibs introduziu a bola na baliza adversária: foi na marcação de um livre de Leigh Griffiths. As imagens mostram que a bola ultrapassou claramente a linha de baliza, mas os árbitros da partida não validaram o lance, e o jogo terminaria sem golos.

À medida que estas situações surgem, continua a aumentar o número de vozes que pedem a introdução de tecnologia de linha de baliza no futebol. A Premier League planeia introduzir este tipo de ferramentas já na próxima temporada. “Estamos a trabalhar para ter tecnologia de linha de baliza operacional no início da próxima época. Todos os clubes vão ter este sistema, incluindo aqueles que forem promovidos”, disse o porta-voz da Liga inglesa, Dan Johnson, citado pela emissora britânica BBC.

Têm vindo a ser testadas várias soluções deste tipo de tecnologia, como foi o caso durante o Mundial de clubes. Mas os custos envolvidos ameaçam tornar-se um obstáculo, embora os responsáveis da Premier League tenham garantido que a solução que vier a ser escolhida não será demasiado cara para os clubes. A Federação inglesa também se mostrou disposta a utilizar algum tipo de tecnologia de baliza na Taça de Inglaterra.

A UEFA tem-se mostrado irredutivelmente contra a introdução de qualquer tipo de tecnologia do futebol. Michel Platini, o presidente do organismo que tutela o futebol europeu, já admitiu preferir o alargamento das equipas de arbitragem.

Mas o assunto tornou-se incontornável após o Mundial 2010, em que a Inglaterra teve um golo que não contou, embora a bola tenha ultrapassado a linha. Aconteceu na partida frente à Alemanha, dos oitavos-de-final da competição: os ingleses perdiam por 1-2, mas o golo de Frank Lampard não foi validado.

A FIFA já disse que vai empregar tecnologia de linha de baliza no Mundial 2014, no Brasil. Antes disso, na Taça das Confederações, que se realiza já este ano no Brasil, também será utilizado um sistema que permita evitar erros como o que aconteceu neste domingo no Hibernian-Hearts.
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues