O golo do polícia militar que vai entrar para a história

Gibraltar foi goleado pela Escócia, mas festejou como nunca, em jogo da fase de apuramento para o Euro 2016.

Foto
Lee Casciaro festeja o seu golo, o primeiro de Gibraltar Ian MacNicol/AFP

A jornada deste domingo à noite de qualificação para a fase final do Euro 2016 ficou marcada por um momento histórico, assinado por um polícia militar. É que, 379 minutos depois da sua criação, a selecção de Gibraltar marcou o seu primeiro golo em provas oficiais. O autor da proeza foi o avançado Lee Casciaro oficial da Royal Gibraltar Police, que assinou o golo de honra na derrota, mais uma, da selecção do rochedo. Apesar da goleada por 6-1 contra a Escócia, desta vez, a selecção que tem 27 golos sofridos em cinco jogos disputados no Grupo D teve motivos para celebrar.

Ainda no Grupo D, a Alemanha regressou à normalidade. A actual campeã mundial foi à Geórgia vencer por 2-0, graças a golos de Marco Reus e Thomas Müller e mantém-se próximo dos primeiros lugares do grupo, que tem como líder a Polónia.

O triunfo germânico era indispensável depois de uma derrota sofrida com os polacos e de um empate face à República da Irlanda, nas segunda e terceira jornadas da fase de qualificação, a que se somou um novo empate, desta vez num particular, contra a modesta Austrália, quarta-feira.

Na Geórgia, os alemães voltaram a um nível de jogo elevado (remataram 13 vezes à baliza adversária contra apenas dois dos georgianos). O regresso de Schweinsteiger à equipa também pode ter contribuído para isso – o médio não jogava desde a final do Mundial 2014 devido a lesão.

No Grupo F, a Roménia manteve o seu registo impecável ao derrotar em casa as Ilhas Feroé com um golo solitário de Claudiu Keseru. Gunnar Nielsen, o guarda-redes dos insulares, foi o homem do jogo, realizando várias boas defesas e mantendo a incerteza no marcador até perto do fim da partida. Só que, desta vez, e ao contrário do que sucedeu em Novembro do ano passado, quando surpreendeu toda a Europa ao ir a Atenas derrotar a Grécia e colocar um ponto final a 34 jogos consecutivos sem vencer, as Ilhas Feroé não evitaram o desaire.

Já a Grécia continua o seu calvário. Desta vez, ficou-se por um nulo na deslocação à Hungria e mantém-se num surpreendente último lugar.

No Grupo de Portugal, dois golos marcados no quarto de hora final permitiram à Albânia virar o resultado e impor-se por 2-1 na recepção à Arménia.

Os albaneses entraram, praticamente, a perder, na sequência do golo marcado aos quatro minutos pelo avançado Yura Movsisyan, e só deram a volta na recta final do jogo, quando a Arménia já jogava em inferioridade numérica, devido à expulsão de Hovhannes Hambardzumyan, aos 70’.

Pouco depois, em cinco minutos, a selecção anfitriã consumou a reviravolta, por intermédio do defesa Mergim Mavraj, que restabeleceu a igualdade, aos 77’, e do médio Shkelzen Gashi, que entrou em campo após o intervalo e fixou o resultado final, aos 82’.

Brasil não pára de ganhar e Dinamarca perde

Neste domingo também se disputaram alguns jogos particulares, o mais importante de todos foi o Chile-Brasil. Depois de ter sofrido dez golos de Alemanha e Holanda nos dois últimos jogos do Mundial 2014, a nova selecção brasileira liderada por Dunga soma oito triunfos seguidos, com 17 golos marcados e apenas dois sofridos depois de ter defrontado Colômbia, Equador, Argentina, Japão, Turquia, Áustria, França e Chile.

Frente aos chilenos, em Londres, o Brasil manteve o pleno de triunfos graças a um golo do jovem avançado Roberto Firmino, servido pelo portista Danilo (que foi titular e alinhou os 90 minutos), aos 73 minutos. O jogador do Hoffenheim, passou a somar dois golos em quatro internacionalizações.

Já a Dinamarca, adversária de Portugal no Grupo I, foi derrotada pela França por 2-0, com golos de Lacazette (14’) e Giroud (38’).

Sugerir correcção
Comentar