O Cosmos vai ajudar a derrubar o embargo a Cuba

Equipa de futebol do ex-internacional espanhol Raúl jogará na ilha no início de Junho.

Foto
O New York Cosmos vive uma segunda vida e vai a Cuba fazer história Toby Melville/Reuters

A reaproximação entre EUA e Cuba não passa apenas pelas esferas económica e diplomática. O desporto e o futebol em particular vão desempenhar um papel no reatamento das relações entre os dois vizinhos. Está marcada para Junho a primeira visita de uma equipa profissional norte-americana à ilha: o protagonista será o New York Cosmos, que vai disputar um encontro particular com a selecção cubana.

A viagem do Cosmos será a primeira em 16 anos para uma equipa profissional americana, e a primeira desde que, em Dezembro, o presidente Barack Obama declarou publicamente o falhanço do embargo diplomático e económico. Os responsáveis do clube não confirmaram a deslocação, mas segundo o diário The New York Times a partida será disputada a 2 de Junho, em Havana, contra uma selecção cubana que estará em plena preparação para a Taça de Ouro da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas.

O encontro surge numa lista de jogos particulares a disputar pela selecção cubana disponível no perfil da Associação de Futebol de Cuba (AFC) na rede social Facebook. Para além da partida de Junho frente ao Cosmos, estão marcadas mais duas, ambas em Março, contra a República Dominicana e a Jamaica.

O The New York Times explica ainda que o encontro terá lugar durante a paragem da North American Soccer League, segundo escalão do futebol dos EUA que o New York Cosmos disputa desde que em 2013 regressou à actividade, 28 anos depois da primeira encarnação.

Apesar de o basebol ser o desporto mais popular em Cuba, o poder de atracção do Cosmos é incontornável. Não só se trata do mítico emblema pelo qual jogaram Pelé ou Beckenbauer, como na actual reinvenção conta com os ex-internacionais espanhóis Raúl e Marcos Senna (e também o lusodescendente Carlos Mendes, capitão de equipa). “O acordo prevê que o Cosmos venha com o plantel completo, portanto vamos ver Raúl em Havana”, confirmou fonte da AFC à Radio COCO.

Apesar de o embargo durar desde a década de 1960, a nível desportivo o afastamento nunca foi total entre EUA e Cuba. As duas selecções encontraram-se regularmente nas provas continentais, com larga superioridade para os norte-americanos: contam por vitórias os últimos sete jogos, incluindo dois confrontos na fase de apuramento para o Mundial 2010.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários