O estádio é do FC Porto, a melhor forma é do Benfica

Rivais defrontam-se esta noite no Dragão, mas os treinadores Luís Castro e Jorge Jesus acreditam que a meia-final da Taça de Portugal só ficará decidida na segunda mão, na Luz.

Foto
Benfica e Porto defrontam-se pelo menos mais quatro vezes esta época Francisco Leong/AFP

Três anos depois, FC Porto e Benfica voltam hoje a defrontar-se na Taça de Portugal. Tal como em 2011, a primeira mão das meias-finais realiza-se no Estádio do Dragão. Mas se então foram os “dragões” que chegaram ao início da eliminatória na mó de cima, agora são as “águias” que se sentem superiores.

O dado mais palpável é o fosso entre os clubes no campeonato. Quando receberam no seu estádio os “encarnados”, no início de Fevereiro de 2011, os “azuis e brancos”, ainda que com mais uma partida disputada, tinham uma vantagem confortãvel de 11 pontos sobre o rival na Liga. Actualmente, é o Benfica, numa série de 26 jogos sem perder em todas as provas, que está próximo de chegar ao título e soma mais 12 pontos do que o adversário (e mais sete do que o Sporting).

O discurso dos dois treinadores mostrou respeito pelo adversário e a ideia em comum de que o duelo só terá um vencedor definido no segundo jogo, no Estádio da Luz, em Lisboa. Luís Castro sabe que os clássicos são jogos em que predominam as emoções, mas desejou que a sua equipa revele frieza no encontro desta noite. “É um clássico que é importante, porque encerra também um apuramento para a final da Taça de Portugal, mas não podemos levar isto para muito mais do que um jogo, porque podemos perder alguma racionalidade, que é fundamental para o abordar. Temos de ser uma equipa muito inteligente na abordagem do mesmo”, afirmou, ao Porto Canal, o homem que substituiu Paulo Fonseca no banco portista.

Luís Castro quer os seus atletas com os olhos postos na baliza benfiquista, mas que actuem “de forma equilibrada ao longo do jogo”. “Queremos vencê-lo, vamos estar muito determinados em vencê-lo, mas também temos de ter a consciência que a eliminatória se vai decidir em duas mãos”, acrescentou o técnico, que espera “levar algum conforto” para o o jogo da Luz.

Pela frente, a sua equipa terá uma Benfica “competente”. “À imagem das equipas lideradas pelo seu treinador, Jorge Jesus, com uma intensidade forte de jogo”.

O FC Porto deve apresentar uma equipa muito semelhante à versão que Castro considera a mais forte, mas que, já se sabe, não poderá contar com os lesionados Helton e Maicon. Do lado do Benfica, por outro lado, é normal que aconteçam algumas alterações, espelhando o que Jorge Jesus tem feito ao longo da temporada. “A competição número um é o campeonato, é a mais importante e nada farei para que a equipa possa sair prejudicada no campeonato”, sublinhou o treinador “encarnado”, que também só falou ao canal televisivo do clube, a Benfica TV.

O Benfica está melhor, já derrotou o FC Porto nesta época (2-0 na Luz para a Liga), mas Jesus não espera facilidades no terreno do rival. “Benfica, Porto e Sporting são grandes equipas, com muito valor, e durante a época é normal atravessarem fases, umas vezes estão melhor, outras estão pior. Espero encontrar um adversário com qualidade. Para além disso, neste género de jogos, os jogadores chamam a si todo o seu potencial”, analisou. De qualquer modo, revelou que os seus jogadores, neste momento, “estão supermotivados para qualquer jogo”.

A segunda mão será disputada a 16 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar