O esforço de todo um campeonato num resumo de 90 minutos

É o jogo do tudo ou nada na decisão do título nacional. Da penúltima jornada da Liga poderá sair já um campeão. O Benfica sonha com a festa em pleno Estádio do Dragão. O FC Porto tenta passar para a liderança já com a meta à vista.

Foto
FC Porto e Benfica jogam quase uma final do campeonato AFP

Um só jogo para resumir a matéria dada ao longo de uma época inteira. FC Porto e Benfica, os melhores alunos de 2012-13, entram esta noite (20h30, SP-TV) no Estádio do Dragão para o exame definitivo, aquele que dará acesso ao título nacional e permitirá hierarquizar o quadro de honra no final do campeonato. Para os "dragões", uma vitória é imprescindível para alcançarem a liderança à entrada para a última jornada; para os "encarnados", um triunfo traz como bónus a possibilidade de fazerem a festa em casa do grande rival.

Jorge Jesus não se tem cansado de o repetir: "Só o Benfica pode ser campeão no sábado [hoje]". É verdade, mas para isso terá de alcançar no Dragão algo que o clube não consegue na Liga desde Outubro de 2005, altura em que venceu em casa do FC Porto pela última vez (0-2). Desde então, os "dragões" ganharam por quatro vezes e empataram em duas ocasiões, confirmando a tendência das últimas décadas.

É este historial que dá força extra a um FC Porto que, tal como o rival, ainda não perdeu esta época no campeonato. A pressão dos adeptos e a tradição dos últimos anos de bater o Benfica em momentos decisivos dará ainda mais alento a um plantel com o moral reforçado depois do empate dos "encarnados" com o Estoril, na jornada passada.

"O campeonato, os adeptos mereciam que o título fosse discutido até ao final. É um jogo que toda a gente vai querer ver", assinala Vítor Pereira, empolgado com a possibilidade de passar a perna ao rival. "Já nos fizeram tantos funerais ao longo da época... Gosto de me agarrar à realidade, que traduz que neste momento o Benfica é primeiro [mais dois pontos]. Depois do jogo, vamos ver".

Para conservar a vantagem, a Jorge Jesus basta um empate, mas o treinador das "águias" já deixou claro que o objectivo é ganhar. "O que importa é que o Benfica tem que dar resposta às competições onde está inserido e a de amanhã [sábado] é aquela que é mais importante", especificou, assumindo também que a lesão de Enzo Pérez não irá afastá-lo do jogo.

Enzo, porém, será um dos estreantes dos "encarnados" no Dragão, num plantel onde apenas Luisão sabe o que é ganhar no Porto, para a Liga. E se, em contraponto, o Benfica apresenta Lima como um bom antídoto para os "dragões" (ao serviço do Belenenses e do Sp. Braga, o brasileiro apontou quatro golos no recinto portuense), o FC Porto exibe Jackson Martínez como um goleador de eleição (o colombiano ficou em branco em apenas nove jogos e facturou na Luz, na primeira volta).

"Estamos preparados para este grande jogo. Estamos motivados, trabalhámos bem. Queremos reafirmar a nossa qualidade, a nossa identidade", reforça o treinador dos "azuis e brancos", confiante numa boa prestação também de Pedro Proença. "Espero uma grande arbitragem, ao nível da equipa que foi nomeada", revela Vítor Pereira. "Antes do jogo, tenho a máxima confiança em toda a gente", completa Jesus, que reconhece ter tirado ilações dos desaires frente ao FC Porto. "Espero ter aprendido o suficiente para amanhã [sábado] ganharmos o jogo e sairmos vencedores do campeonato".

Sugerir correcção
Comentar