RD Congo e Guiné Equatorial nas meias-finais

RD Congo eliminou o Congo na CAN. Estorilista Balboa decisivo para o anfitrião.

Foto
Mbokani marcou duas vezes ao Congo AFP

A República Democrática do Congo foi a primeira equipa a apurar-se para as meias-finais da Taça das Nações Africanas, depois de derrotar o Congo, por 4-2, em Bata, Guiné Equatorial. Os “leopardos” vão disputar uma vaga na final com o vencedor do duelo entre a Costa do Marfim e a Argélia, que será realizado neste domingo.

Mais tarde, a Guiné Equatorial, organizadora da prova, também se qualificou para as meias-finais, ao vencer a Tunísia, por 2-1, após prolongamento, com dois golos de Javier Balboa, jogador do Estoril.

Congo e RD Congo, duas nações vizinhas, não se defrontavam na prova desde 1974 e protagonizaram um jogo para recordar - mais propriamente, uma segunda parte.

Depois do nulo ao intervalo, os “diabos vermelhos” chegaram a parecer ter a qualificação garantida, quando conseguiram dois golos de vantagem, graças a Férébory Doré (55’) e Thievy Bifouma (62’). O 2-0 parecia sentenciar o primeiro dos quartos-de-final desta CAN, mas a RD Congo não desistiu.

Dieumerci Mbokani, avançado do Dínamo Kiev, reduziu logo a seguir (65’) e Jeremy Bokila empatou aos 75’. Depois, foi o defesa Joël Kimwaki, no seguimento de um livre indirecto, a colocar a sua equipa pela primeira ocasião na frente antes de Mbokani bisar (90+1’) para consolidar o triunfo.

A RD Congo não atingia as meias-finais desde 1998.

Um dado curioso: sempre que os dois Congos se defrontaram na CAN, um deles acabou por vencer a prova. Foi assim em 1968 e 1974 (RD Congo) e 1972 (Congo).

No outro jogo dos quartos-de-final disputado neste sábado, o triunfo sorriu à Guiné Equatorial, mas não sem polémica, uma vez que a grande penalidade que lhe permitiu forçar o prolongamento, já nos descontos, foi uma decisão controversa, pois não parece haver falta de Mathlouthi sobre Iván Bolado.

Balboa converteu o castigo máximo (90+2') e anulou a vantagem que Akaichi tinha dado aos tunisinos aos 70'. No prolongamento, o atleta do Estoril decidiu o resultado com um livre directo fantástico (102').

A Guiné Equatorial, que chegou pela primeira vez às meias-finais da prova, jogará com o vencedor do encontro entre Gana e Guiné-Conacri. 

Sugerir correcção
Comentar