O dinheiro continua a jorrar na FIFA

O organismo que gere o futebol a nível mundial e onde surgiram focos de suposta corrupção apresentou lucros de 338 milhões de dólares.

Foto
A FIFA anunciou a obtenção de lucros entre 2011 e 2014 FABRICE COFFRINI/AFP

A FIFA informou nesta sexta-feira ter registado um lucro de 338 milhões de dólares (cerca de 310 milhões de euros), tendo ainda atingido um volume de negócios de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,2 mil milhões de euros), no período entre 2011 e 2014.

Para a obtenção deste resultado, aprovado nesta sexta-feira durante o congresso da FIFA, contribuiu significativamente o rendimento obtido com a organização do Campeonato do Mundo do Brasil 2014.

“O ciclo 2011/14 foi concluído não só com sucesso desportivo, com o Mundial do Brasil 2014, como financeiro”, congratulou-se o vice-presidente da FIFA, Issa Hayatou, referindo que tal permitiu aumentar as reservas para 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros).

Estas reservas, segundo o responsável financeiro do organismo que tutela o futebol a nível mundial, Markus Kattner, “são indispensáveis para a salvaguarda da FIFA, que depende, em grande parte, dos lucros da organização dos mundiais”.

O crescimento registado, refere ainda o relatório da FIFA, ficou a dever-se em grande parte ao aumento significativo das receitas com os direitos televisivos e marketing.

“O Brasil organizou um excelente campeonato do mundo, colorido e espectacular, com os estádios cheios, o que deixou os patrocinadores satisfeitos e traduziu-se num resultado financeiro positivo”, adiantou o responsável pela comissão das finanças da FIFA, Issa Hayatou.

Os resultados obtidos, ainda segundo o dirigente camaronês, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), irá permitir reinvestir no futebol uma grande parte das receitas obtidas.

A FIFA acrescenta ainda que 72% do dinheiro gasto é "investido directamente no futebol”.

Assim, dos 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros) gastos no Mundial do Brasil 2014, 476 milhões de dólares (cerca de 437 milhões de euros) reverteram para as 32 selecções participantes.

Face a este resultado, que permitiu aumentar as reservas da FIFA para 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros), a FIFA distribuiu entre 2011 e 2014 um pouco mais de mil milhões de dólares (cerca de 918 milhões de euros) em programas de desenvolvimento das 209 federações associadas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários