O "contra-relógio" da vida de Nelson Oliveira

Ciclista da Lampre tornou-se o sétimo português a vencer uma etapa da Volta a Espanha.

Fotogaleria
Nelson Oliveira cortou a meta isolado Jaime Reina/AFP
Fotogaleria
Jaime Reina/AFP
Fotogaleria
Jaime Reina/AFP

Nelson Oliveira tornou-se o sétimo ciclista português a ganhar uma etapa individual na Volta a Espanha. O ciclista da Lampre-Merida isolou-se nesta sexta-feira do extenso grupo de fugitivos a 29 quilómetros da meta e rolou sozinho até à meta instalada em Tarazona, no final da 13.ª etapa.

O português, que provou a sua qualidade, escolheu bem o timing do seu ataque, numa zona de descida e, apesar de ainda faltar muito para o fim, usou os seus dotes de especialista no contra-relógio para andar veloz, mantendo sempre a uma distância segura os perseguidores.

Aos 26 anos, o corredor da Anadia conquistou a maior vitória da sua carreira e por uma grande margem, pois o francês Julien Simon (Cofidis), vencedor do sprint para definir o 2.º classificado da etapa, cortou a meta apenas um minuto depois de português. O pelotão chegou com um atraso de quase cinco minutos.

Foi o êxito da persistência. Oliveira já tinha tentado a sua sorte noutros dias desta Vuelta e nesta sexta-feira atacou em três ocasiões antes da tentativa final. "Foi a minha primeira vitória internacional e ainda por cima numa grande Volta. É um dos dias mais felizes da minha vida", disse Nelson Oliveira, que revelou que tinha este dia marcado no calendário. "Foram os 30 km mais longos da minha vida e também o maior contra-relógio da minha vida".

Este foi o 11.º triunfo de um ciclista português na principal prova velocipédica espanhola.

João Rebelo, vencedor de duas etapas em 1945, foi o primeiro a estrear Portugal no palmarés da corrida. Seguiram-se duas vitórias de João Lourenço (1946), uma de José Sousa Cardoso (1959), outra de Alves Barbosa (1961), três de Joaquim Agostinho (1974 e 1976) e, por fim, uma de Sérgio Paulinho, o último que tinha vencido, em 2006. José Azevedo também já inseriu o seu nome na lista de vencedores, e por duas vezes, mas os seus sucessos aconteceram em contra-relógios colectivos.

Vencedor do nacional de contra-relógio em cadetes (2004 e 2005), juniores (2006) e sub-23 (2008, 2009 e 2010), Nelson Oliveira é igualmente o actual campeão português da especialidade em elites, título que obteve pela terceira vez, depois dos êxitos em 2011 e 2014. No ano passado, deteve os dois títulos nacionais em simultâneo, pois também se sagrou campeão da prova em linha.

Em 2009, foi vice-campeão mundial de sub-23 de contra-relógio. Outros resultados de destaque são o segundo lugar na corrida de fundo e o terceiro no contra-relógio no Europeu de sub-23 de 2010, além, claro, do 7.º lugar no contra-relógio do Mundial, obtido no ano passado.

Nelson Oliveira subiu quatro lugares na geral e é agora o 32.º, a 28m26s do líder Fabio Aru (Astana), que mantém a vantagem de 27 segundos sobre Joaquim Rodríguez.

André Cardoso, com um atraso de 10m19s, continua a ser o português mais bem classificado, apesar de ter descido de 16.º para 18.º.

Sugerir correcção
Comentar