O Brasileirão começa na Páscoa, mas ninguém quer "chocolate"

No recomeço do campeonato brasileiro, o Cruzeiro continua a ser o grande favorito, mas outras 19 equipas estão dispostas a ameaçar a supremacia da “raposa”.

Foto
Stringer/Reuters

Alguns brasileiros terão um fim-de-semana doce nesta Páscoa. Já outros podem vir a ter um doce de mais. Com o arranque dos jogos do “Brasileirão” nesta noite (20h00) - que se prolongam até amanhã - todos os adeptos querem um domingo açucarado, mas ninguém quer receber um “chocolate” da equipa adversária.

Na cultura futebolística brasileira, “chocolate” é o mesmo do que ganhar com muita facilidade, passear ou, como se diz em bom português, dar uma valente sova no adversário. Ora, nesta Páscoa, tudo o que os adeptos não querem é receber “chocolate” na caixinha de surpresas – ou ovo surpresa, neste caso. Começar bem é começar a vencer.

E não há ninguém melhor para falar de vitórias do que o Cruzeiro. A equipa de Minas Gerais fez uma época fabulosa em 2013, vencendo o campeonato com quatro jornadas de antecedência e destacando-se como a grande revelação do ano. Para além disso, nos 38 jogos disputados, a formação de Marcelo Oliveira marcou 77 golos e protagonizou nove goleadas, os dois resultados mais desnivelados do campeonato. Se existe um Willy Wonka no futebol brasileiro, com certeza é o Cruzeiro.

Apesar de todos os olhos estarem virados para a “raposa” nesta temporada, o foco da própria equipa está noutro sítio: a Taça Libertadores da América, o que pode implicar a perda de alguns pontos no início da competição. O mesmo acontece com o Atlético Mineiro e com o Grémio. Enquanto o “galo” - alcunha da equipa de Minas Gerais - procura conquistar o bicampeonato continental, o tricolor gaúcho ambiciona voltar a levantar a taça, que não ganha desde 1995. Para isso, ambas as equipas vão precisar de abdicar de alguns jogadores no primeiro semestre do “Brasileirão”.

Os caçadores de recompensa
Com a dedicação dos clubes que vão participar na Libertadores da América, que ocorre em simultâneo com o “Brasileirão”, cabe à concorrência beneficiar desta situação para adquirir alguns pontos de vantagem. Sendo assim, é preciso dar destaque a algumas equipas que podem ter um início doce neste campeonato.

O Internacional de Porto Alegre, por exemplo, é um dos nomes que está sempre no topo da tabela, mas não ganha desde 1979. Este ano, os “colorados” têm todo o seu foco voltado para o quarto triunfo na competição, e estímulos não faltam, já que conseguiram derrotar o rival Grémio, na final do campeonato gaúcho, por 4-1. O que falta, no entanto, são nomes como Forlán e Leandro Damião, que saíram na temporada passada. Ainda assim, o treinador Abel Braga dispõe de um grupo muito rico, provavelmente entre os três mais fortes do campeonato.

O São Paulo, por sua vez, entrou em 2014 com uma equipa de estrelas. Álvaro Pereira, Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano e Alexandre Pato são quatro nomes bastante influentes que compõem o plantel do tricolor. Contudo, a formação teoricamente fantástica de Muricy Ramalho não foi sequer capaz de passar dos quartos-de-final do campeonato paulista, e chega ao "Brasileirão" com o intuito de reerguer a imagem do clube que mais venceu em jogos da Série A (549 vitórias).

Vale a pena relembrar a presença do Corinthians, do Santos, do Palmeiras e do Fluminense na grelha. Apesar de não estarem numa boa fase, todas estas formações têm jogadores capazes de fazer a diferença e, quem sabe, lutar pelo título.

No extremo oposto dos favoritos está o Chapecoense. A equipa, que se vai estrear hoje na Série A, é uma das mais sérias candidatas a terminar o campeonato no Z4 - zona em que se encontram os quatro clubes que descem no final do ano. Para evitar o efeito boomerang que acontece com grande parte dos clubes de menor envergadura, a formação de Santa Catarina terá de tentar conquistar os pontos desde o início da competição. Vencer em casa, neste domingo, contra o Coritiba, seria um excelente passo para o único estreante no campeonato brasileiro deste ano, já que, segundo o próprio treinador, o objectivo do grupo é “permanecer na Série A”.

E onde está a Portuguesa?
Desde o ano passado, não se sabe a que lugar a equipa de São Paulo pertence. Mesmo depois de inúmeros conflitos e acções judiciais, nenhuma decisão em concreto foi tomada. O facto é que a Portuguesa fez o seu primeiro jogo ontem, na segunda divisão do campeonato brasileiro e, pelo que parece, não tem previsão de retorno à “elite”.

Mesmo que o clube continue na Série B, terá de enfrentar um dos maiores campeões brasileiros da história, o Vasco da Gama, assim como outros clubes de expressão, como o Náutico, a Ponte Preta e o Ceará.

Quer na primeira, como na segunda divisão, espera-se um campeonato repleto de emoções. Neste fim-de-semana, muito provavelmente, não será apenas o ovo da Páscoa a trazer surpresas.
 

Sugerir correcção
Comentar