O Bayern escorregou mas o Borussia não aproveitou

Adversário do Sporting na Liga dos Campeões foi derrotado pelo Bayer Leverkusen.

Foto
Uma oportunidade perdida, lamenta Tuchel AFP/PATRIK STOLLARZ

O empate do Bayern Munique na recepção ao Colónia (1-1) presenteou o Borussia Dortmund com uma oportunidade de ouro para reduzir a diferença relativamente aos bávaros na classificação da Liga alemã. Só que a equipa Thomas Tuchel não foi capaz de aproveitá-la, tendo perdido na visita ao Bayer Leverkusen (2-0). O Borussia, próximo adversário do Sporting na Liga dos Campeões, foi ultrapassado pelo Hertha de Berlim no segundo lugar da tabela e viu a diferença para o Bayern aumentar para quatro pontos.

Acabou por ser a equipa de Carlo Ancelotti a ter motivos para sorrir. A fechar uma semana amarga, com uma derrota diante do Atlético de Madrid, na Liga dos Campeões, o Bayern não foi além do empate diante do Colónia. Mas esse resultado foi um mal menor para os bávaros, que, com Renato Sanches no “onze”, estiveram em vantagem no marcador mas permitiram a igualdade. Num duelo entre duas equipas ainda sem derrotas na Bundesliga, o Bayern procurava o sexto triunfo consecutivo na Liga alemã. Mas o Colónia, a fazer um bom arranque no campeonato, não esteve pelos ajustes e impôs o 1-1 na Allianz Arena.

Não houve festa no jogo 200 de Robert Lewandowski na Bundesliga: o avançado polaco do Bayern ficou “em branco” e viu a equipa perder pontos pela primeira vez esta temporada no campeonato. Com Arnold Schwarzenegger na bancada, a equipa de Ancelotti adiantou-se no marcador pouco antes do intervalo. Bernat fez a assistência e Kimmich rubricou o 1-0. O Colónia, porém, não baixou os braços e criou muitas dificuldades aos bávaros no segundo tempo. Modeste restabeleceu a igualdade aos 63’, e Zoller, já no período de compensação, teve nos pés o golo do triunfo para os visitantes – só que, cara a cara com Neuer, atirou ao lado.

A viver um excelente momento, vindo de um empate com o Real Madrid (2-2) em que esteve duas vezes em desvantagem no marcador e com 22 golos marcados nas últimas cinco partidas, o Borussia Dortmund desceu à terra em Leverkusen. A equipa de Thomas Tuchel, com Raphaël Guerreiro a jogar os 90’, perdeu por 2-0 e atrasou-se na classificação.

Sem a intensidade que tem sido habitual, o Borussia ficou em desvantagem no marcador aos dez minutos. Após um bom cabeceamento de “Chicharito” Hernández ao qual Bürki correspondeu com uma defesa para canto, a bola voltou a ser colocada na área onde Mehmedi aproveitou uma falha de marcação e, sem oposição, cabeceou para o fundo da baliza do Borussia. Aubameyang teve oportunidade de fazer o empate, mas o remate saiu à figura de Leno (20’).

Apesar de ter dominado a posse de bola, o Borussia não criava oportunidades de golo. E, aos 79’, “Chicharito” confirmou o triunfo do Bayer: num contra-ataque fulminante, a bola chegou a Calhanoglu que, na esquerda, fez o passe – o mexicano antecipou-se aos defesas e não teve dificuldades em encostar.

Mónaco goleia

O resultado já era histórico ao intervalo (0-3) e o 0-7 final no terreno do Metz permitiu ao Mónaco passar a noite na liderança da Liga francesa. Há 13 anos que os monegascos não marcavam três golos em 45 minutos fora de casa, mas fizeram-no Stade Saint-Symphorien. Lemar, Germain e Bernardo Silva começaram a construir uma goleada que Fabinho, Carrillo (2) e Boschilia consumaram no segundo tempo. O Mónaco soma 19 pontos, mais dois do que o Nice, que hoje recebe o Lorient. Tendo ontem vencido o Bordéus (2-0), o Paris Saint-Germain é terceiro classificado com 16 pontos.

Após um mês de Setembro sem triunfos na Premier League (empate com o Swansea City e derrotas diante de Liverpool e Arsenal), o Chelsea regressou às vitórias no campeonato na visita ao Hull City (0-2). O resultado foi desenhado na segunda parte, com golos de Willian e Diego Costa. Num dia de empates, o Liverpool foi a outra equipa a conseguir vencer na Premier League. A equipa de Jürgen Klopp esteve a perder no terreno do Swansea City, mas deu a volta com golos de Roberto Firmino (54’) e James Milner (de penálti, aos 84’).

Na Liga espanhola, o Sevilha venceu o Alavés (2-1) e alcançou provisoriamente o Real Madrid no topo da tabela. O Valência anunciou que Cesare Prandelli será o novo treinador da equipa onde alinham os portugueses Nani e João Cancelo.

Sugerir correcção
Comentar