O 500.º jogo de Buffon pela Juventus acabou com a primeira derrota da época

Roma aproveitou deslize para igualar o rival no topo da tabela. Em Espanha, o Real Madrid já está nos “oitavos” da Taça do Rei.

Foto
Buffon no lance que resultou no golo do Génova Foto: Giorgio Perottino/Reuters

Fosse qual fosse o resultado do jogo desta quarta-feira, em Génova, Gianluigi Buffon teria sempre uma noite para recordar. Aos 36 anos, o guarda-redes italiano cumpria uma marca invulgar, 500 jogos com a camisola da Juventus. E essa será, de facto, a única boa memória que guardará do encontro da 9.ª jornada da Série A, que marcou o fim da invencibilidade da equipa de Turim no presente campeonato (1-0).

Paolo Maldini, Alessandro Costacurta, Franco Baresi, Javier Zanetti, Giuseppe Bergomi, Francesco Totti e, agora, Buffon. O internacional italiano por 145 vezes juntou-se ao restrito clube dos jogadores que, em Itália, venceram a barreira do meio milhar de jogos pela mesma equipa, num encontro em que a Juventus esteve perto de chegar ao triunfo. Mesmo na recta final, Morata encontrou a oposição da grande figura da noite, o guarda-redes anfitrião Mattia Perin, e aos 90+4’ Luca Antonini concluiu um contra-ataque do Génova com o golo decisivo.

Foi um rude golpe com duras consequências para a Vecchia Signora, que à 9.ª jornada perdeu pela primeira vez na prova e viu a Roma juntar-se-lhe no topo da tabela. Isto porque os romanos não facilitaram diante do Cesena (Mattia Destro marcou aos 9’ e De Rossi aos 81’) e aproveitaram também os deslizes do AC Milan (1-1 no terreno do Cagliari), da Sampdoria (1-0 às mãos do Inter) e da Udinese (3-0 em Florença) para se distanciarem dos perseguidores directos.

Foto

Em Espanha, o avançado Óscar Muñoz deu aos adeptos do modesto UE Cornellà o único motivo para festejar frente ao Real Madrid, no encontro dos 16 avos-de-final da Taça do Rei. Os catalães perderam por 1-4 no Estádio Cornellá-El Prat, casa do Espanyol (o recinto dos anfitriões só tem capacidade para 1500 espectadores), e viram desvanecer-se o sonho de seguir em frente.

Mesmo em regime de poupanças, com muitas das estrelas, Ronaldo incluído, a descansarem, os “merengues” não deram tréguas. O central Varane marcou aos 10’ e aos 36’, Chicharito Hernández aos 53’ e Marcelo aos 75’. Pelo meio, aos 20’, Muñoz deixou em euforia os adeptos do emblema do terceiro escalão espanhol, mas o golo foi insuficiente para assegurar ao plantel o prémio prometido pela direcção em caso de vitória: 1400 euros.

Em Inglaterra, o Manchester City foi surpreendido em casa (0-2), na 4.ª eliminatória, pelo Newcastle, que marcou aos 6’ por Rolando Aarons e aos 76’ por Moussa Sissoko. Juntamente com os “citizens”, verão o resto da competição pela TV o Stoke City (perdeu por 2-3 com o Southampton) e o Brighton & Hove Albion (batido pelo Tottenham por 2-0).

Sugerir correcção
Comentar