Nuno Espírito Santo: "O FC Porto tem de ganhar sempre"

"Dragões" visitam o Nacional da Madeira depois do desaire em Inglaterra, para a Champions.

Nuno Espírito Santo espera somar três pontos no jogo de sábado com o Nacional, na Madeira, da 7.ª jornada da I Liga, considerando que "o FC Porto tem de ganhar sempre". O treinador dos "dragões" sublinhou a responsabilidade de continuar a somar vitórias no campeonato e garantiu que a "equipa tem uma fome de vitórias tremenda".

"É uma deslocação tradicionalmente difícil. A Choupana é sempre um campo difícil para o FC Porto, temos essa consciência", disse Nuno Espírito Santo, que falava na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, no Olival, em Vila Nova de Gaia.

O treinador portista acredita na capacidade da sua equipa, que tem também consciência e responsabilidade de ganhar o jogo, sempre com respeito ao adversário, que elogiou e considerou estar em ascensão em relação ao início da época.

"Sabemos da responsabilidade que temos, sabemos que temos de ganhar o jogo. Respeitamos muito o adversário, mas o foco é essencialmente em nós", referiu, elogiando as capacidades do Nacional, perigoso a jogar em contra-ataque, e do seu treinador, Manuel Machado.

Sobre Manuel Machado, que já foi seu treinador, Nuno Espírito Santo disse que o conhece bem e que o respeita e admira bastante, acrescentando ainda que a equipa vem "em melhoria acentuada" e espera um adversário "consistente e bem organizado". "Nós vamos ter de ser capazes de encontrar soluções para finalizar com critério as nossas acções", disse Nuno Espírito Santo.

O FC Porto desloca-se à Madeira após perder com o Leicester, por 1-0, em Inglaterra, para a Liga dos Campeões, mas Nuno Espírito Santo descarta que esse resultado possa ter qualquer reflexo para o encontro com o Nacional.

O treinador reconheceu que não esperava este início dos "dragões" na Liga dos Campeões (apenas um ponto conquistado em seis possíveis), mas admitiu que "tudo está ainda em aberto" e até comparou com o mau arranque na época em que foi campeão europeu.

"Os jogadores estão conscientes de que têm de pensar no FC Porto 24 horas. E, como disse o Iván Marcano, dar um 'murro na mesa' e fazer do FC Porto o que sempre foi, um clube vencedor", disse Nuno Espírito Santo.

O treinador acrescentou ainda que todos têm de estar conscientes da grandeza do FC Porto e ainda mais num ciclo em que em três anos não ganhou nada e fazer tudo para inverter essa situação. "Nós, internamente, sabemos que isso não pode continuar assim. É bom que todos no FC Porto tenham essa exigência de que, todos os dias, temos que viver com essa pressão de ganhar, de melhorar, e de ultrapassar limites", reforçou.

Quanto ao processo evolutivo da equipa "azul e branca", Nuno Espírito Santo referiu que está no bom caminho, mas que nunca estará acabado, pois é algo em constante evolução. "Como treinador, acredito que é sempre possível melhorar e estar mais próximo da perfeição, ser mais consistente no jogo. Entendo o ruído e a tristeza a nível exterior, mas a equipa sabe como trabalha, conhece o processo e sente a responsabilidade de melhor e de vencer".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários