Nuno agradece a Mourinho mas está impaciente para ganhar em Inglaterra

Treinador deixa regresso de Maxi em aberto e lembra que não pode ignorar Slimani.

Foto
Carl Recine/Reuters

Nuno Espírito Santo abordou esta segunda-feira, em conferência de imprensa que antecedeu o treino do FC Porto no King Power Stadium, em Leicester, o embate com o campeão inglês para a “Champions”, jogo que diz encarar com a mesma ambição de sempre, sublinhando apenas o estatuto do Leicester para desfazer qualquer tentação de diminuir o valor do adversário, líder do Grupo G após a primeira jornada.

“Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar para conseguir o objectivo de ganhar. Não podemos nunca esquecer que defrontamos o campeão de Premier League”.

O treinador do FC Porto não se deteve muito na análise dos problemas que afectam o Leicester, antes sublinhando o carácter dos ingleses. “Sabemos o conhecimento que temos do adversário: a qualidade, os jogadores, o estilo e ideia de jogo e a força no seu estádio. O momento que atravessam, após um jogo de campeonato, não podemos prever. Temos é o conhecimento da nossa equipa. Chegamos depois de um jogo que tínhamos a obrigação de ganhar. Era um desafio que conseguimos ultrapassar e agora temos outro pela frente. É o segundo jogo da fase de grupos, que surge após o empate em casa com o Copenhaga, que nos penalizou, numa noite que não foi boa nem no resultado nem no jogo”.

Nuno Espírito Santo abriu um parêntesis para confirmar que Maxi Pereira está em condições, embora só depois do treino possa tomar uma decisão a respeito da inclusão do defesa no “onze”. “Todos conhecemos o Maxi e o que ele pode dar”, referiu, antes de enfrentar o constrangimento de o FC Porto nunca ter vencido em Inglaterra em provas oficiais.

“É verdade! O FC Porto nunca venceu em Inglaterra. Mas estes momentos, tal como os recordes, são feitos para serem quebrados, para alcançar novas metas e fazer história. Temos uma oportunidade diante de nós e vamos tentar aproveitá-la. Claro que a Liga inglesa é muito competitiva, com grandes equipas e o que o Leicester fez no ano passado é notável e temos que respeitá-lo”.

Outra pedra no caminho do “dragão” é Slimani… “Conhecemos o Slimani. Não é o género de jogador que possamos ignorar. É um goleador que temos de controlar. Mas o Leicester não é o Slimani. É toda a equipa, é o Drinkwater, o Vardy, o Mahrez e a única forma de controlá-los é ter uma equipa equilibrada. E nós gostamos de jogar, de ter a bola e isso é que nunca podemos perder”.

Por fim, uma questão a propósito das declarações de Mourinho sobre a visita do FC Porto a Leicester ("Os portistas precisam de paciência com Nuno para voltarem a ganhar", disse ao jornal O Jogo), clube que o Manchester United goleou no passado final de semana (4-1).

“Todas as palavras de Mourinho referentes ao FC Porto e a mim são de reconhecimento e agradecimento da minha parte. Mas paciência é algo que não existe no futebol. Nós, treinadores, temos essa consciência. Queremos construir, necessitamos de tempo para o fazer, mas temos a necessidade tremenda de ganhar. Objectivo do FC Porto é ser campeão nacional, ser capaz de competir e ganhar todos os jogos e a paciência a que José Mourinho se refere não é mais do que a ambição dos nossos sócios e simpatizantes de ver a equipa nos grandes palcos. E o que posso pedir é que tenham a consciência de que estamos a fazer um bom trabalho. Este é o caminho que vamos trilhar e nos levará novamente ao êxito”.

Sugerir correcção
Comentar