Número um do ranking mundial de orientação em acção no Alentejo

Entre os dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, o evento Norte Alentejano O’Meeting reunirá mais de 300 participantes de 12 nacionalidades, em Marvão e Castelo de Vide.

Foto
DR

Há um trunfo extra a jogar a favor do evento Norte Alentejano O’Meeting, em 2015. O número um do ranking mundial de orientação, Olav Lundanes, confirmou nesta semana a presença em Marvão e Castelo de Vide para participar na nona edição da prova, que vai decorrer no fim-de-semana de 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. O norueguês será o principal chamariz de uma competição que conta, até à data, com mais de 330 inscritos.

O currículo de Lundanes, de 27 anos, é elucidativo acerca do potencial do atleta: três medalhas de ouro, outras tantas de prata e duas de bronze em Campeonatos do Mundo e duas de ouro, uma de prata e uma de bronze em Campeonatos da Europa. O líder do ranking mundial desde o dia 11 de Julho, terá, porém, de lidar em Portugal (país onde já competiu noutras ocasiões) com um opositor de respeito, já que o ucraniano Oleksandr Kratov, quinto da hierarquia, também entrará em acção no Alentejo.

A prova arranca no Vale da Silvana, em Castelo de Vide, prosseguindo no município vizinho de Marvão, da parte da tarde do primeiro dia, altura em que decorrerá uma etapa de Sprint WRE, pontuável para o respectivo ranking da Federação Internacional de Orientação. Para o segundo dia, está prevista uma nova etapa de Distância Média no mapa novo da Quinta das Lavandas. De resto, as etapas de Distância Média pontuam para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre nível 1, enquanto a prova de Sprint faz parte do Circuito Nacional Urbano CiNU 2015.

Aos orientistas mais cotados (na prova feminina destaca-se, a propósito, a ucraniana Nadiya Volinska, 12.ª do ranking mundial) juntam-se centenas de outros participantes, oriundos de 12 países: Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Noruega, Finlândia, Rússia, Bélgica, Brasil, Israel, Alemanha, Suécia e Estónia. 

Sugerir correcção
Comentar