Num jogo espectacular, o Barcelona deu mais espectáculo

Messi foi a estrela mais brilhante de um Barça que foi a Santiago Bernabéu marcar quatro golos e vencer o "clássico". Cristiano Ronaldo esteve discreto.

Foto
Os jogadores do Barcelona festejam o triunfo sobre o Real Quique Garcia/AFP

Reviravoltas constantes no marcador, sete golos no final, um hat-trick de Messi, um penálti “mentiroso” convertido por Cristiano Ronaldo, a expulsão de Sérgio Ramos, um remate aos ferros. Foi assim o “clássico” do futebol espanhol que terminou com o triunfo do Barcelona sobre o Real Madrid por 4-3, no Santiago Bernabéu. Um resultado que deixa os catalães bem vivos na luta pelo título de campeão espanhol.

Os golos foram surgindo com naturalidade. A naturalidade que resulta de duas equipas que gostam de atacar e têm nas suas fileiras alguns dos melhores jogadores mundiais.

Marcou primeiro o Barcelona, por Iniesta, logo aos 6’, após uma assistência de Messi. Mas aos 13’, depois de uma jogada de Di María, o Real Madrid empatou, por intermédio de Benzema.

O francês colocaria os merengues na frente do marcador seis minutos depois e quase todo o estádio pensava que o Real arrancava aí para o triunfo. Só que a partir desse momento entrava em acção Messi. O argentino igualou pouco antes do intervalo, naquele que foi o seu primeiro de três golos (passou a ser o jogador com mais remates certeiros de sempre nestes jogos 21).

No segundo tempo, um discreto Cristiano Ronaldo foi travado em falta fora da grande área do Barcelona, mas o árbitro assinalou penálti. O português não falharia, colocando o Real Madrid de novo em vantagem.

Mas uma falta de Sérgio Ramos sobre Neymar colocou o espanhol fora de campo (cartão vermelho) e deu a oportunidade a Messi de repôr a igualdade. Uma forma utilizada a oito minutos dos noventa, de novo por Messi, de novo na marcação de uma grande penalidade, fixando o resultado final, depois de Dani Alves ter acertado no ferro da baliza do Real.

O Atlético de Madrid não deu tréguas na frente e venceu no terreno do Betis, último classificado. Depois de uma primeira parte sem golos, Gabi e Diego Costa fizeram o resultado final, aos 58 e 64 minutos, num altura em que a formação da casa já actuava com menos um jogador devido à expulsão de Rodriguez, aos 55’.

O Sevilha, adversário do FC Porto nos quartos-de-final da Liga Europa venceu em casa do Osasuna e deu um passo importante para repetir a presença na próxima época naquela competição europeia. A formação sevilhana, que contou com o guarda-redes português Beto durante os 90 minutos, chegou ao intervalo a vencer já por 2-0, depois dos golos de Jairo e de Bacca, este de penálti. O Osasuna apenas conseguiu reduzir já nos instantes finais do encontro, por Acuna. O triunfo permitiu ao Sevilha, que somou o seu sexto encontro consecutivo sem perder na Liga, manter-se no quinto lugar da tabela.

Já na Holanda, o AZ Alkmaar, o próximo opositor europeu do Benfica, venceu o PEC Zwolle por 2-1. No final do primeiro quarto de hora do encontro já vencia por 2-0, com golos de Steven Berghuis e de Nemanja Gudelj. Com este triunfo, o AZ reforçou o seu sétimo lugar na prova, tendo menos um do que o sexto, o Heerenveen, e mais seis do que o oitavo, precisamente o seu adversário de ontem.

Em Itália, o destaque vai para a derrota do Inter de Milão, em casa, frente à Atalanta. A equipa milanesa acertou por quatro vezes nos ferros da baliza adversária e concedeu o golo da derrota nos instantes finais da partida. O resultado foi a saída dos lugares que dão acesso às provas europeias.

Sugerir correcção
Comentar