Nos penáltis o Basileia arrasou a equipa de André Villas-Boas

Tottenham eliminado pela equipa suíça. Fenerbahçe e Chelsea também nas meias-finais.

Foto
A noite do Tottenham acabou em desilusão Fabrice Coffrini/AFP

St. Jakob-Park, em Basileia, foi palco de 120 minutos de indefinição, que culminaram com a eliminação do Tottenham na Liga Europa. A equipa de André Villas-Boas esteve alguns minutos em vantagem na eliminatória, mas o emblema suíço deu a volta ao marcador, e só nos instantes finais os spurs conseguiram restabelecer a igualdade, forçando o prolongamento. O tempo extra não desatou o nó, e no desempate por grandes penalidades a eficácia do Basileia foi total.

Dempsey adiantou o Tottenham aos 23’, beneficiando de um falhanço de Dragovic que o deixou isolado frente ao guarda-redes Sommer. Mas a resposta do Basileia não tardou: o egípcio Salah combinou com Marco Streller e bateu Brad Friedel (27’). No início da segunda parte, Dragovic redimiu-se do erro ao colocar os anfitriões em vantagem. Após defesa incompleta do guarda-redes do Tottenham, o defesa só teve de empurrar para o 2-1.

O Tottenham estava obrigado a marcar: Dawson ameaçou aos 75’, mas seria Dempsey a dar vida aos spurs, com um golo providencial aos 82’. Mas foi com um misto de sentimentos que a equipa de Villas-Boas chegou ao prolongamento, já que Vertonghen foi expulso no final do tempo regulamentar. Nos penáltis, os falhanços de Huddlestone e Adebayor custaram caro ao Tottenham. A eficácia do Basileia foi total (4-1) e os suíços garantiram a presença nas meias-finais da Liga Europa.

Em Roma, a Lazio fez de tudo para dar a volta à desvantagem que trazia da primeira mão, quando perdeu (2-0) no terreno do Fenerbahçe. As estatísticas da UEFA mostram que os romanos acabaram o jogo com 20 remates, contra apenas cinco dos turcos. Mas, no único disparo enquadrado com a baliza, o Fenerbahçe fez golo. E essa eficácia fez a diferença.

A Lazio adiantou-se o marcador aos 60’, num cabeceamento de Lulic após cruzamento na direita de Candreva. Mas o emblema turco – Raul Meireles foi titular e jogou os 90’ – restabeleceu a igualdade aos 73’: Caner Erkin bateu Marchetti de pé esquerdo. Com o golo turco, a Lazio ficava obrigada a marcar três vezes para seguir em frente. Uma tarefa que se revelou impossível para a equipa romana, que se despediu da Liga Europa.

Sugerir correcção
Comentar