Ninguém pára Novak Djokovic

Sérvio bateu Rafael Nadal por um duplo 6-3 no Monte Carlo Country Club.

Foto
Jean-Paul Pelissier/Reuters

Novak Djokovic continua imparável no ATP World Tour. Nem mesmo Rafael Nadal conseguiu travá-lo na terra batida do Monte Carlo Country Club, onde já venceu por oito vezes seguidas (entre 2005 e 2012). Com um duplo 6-3, o sérvio somou a 16.ª vitória consecutiva e vai entrar como favorito na final do Monte-Carlo Rolex Masters, onde defronta Tomas Berdych.

“É o maior desafio que posso ter. Tacticamente fiz todas as coisas certas e fui agressivo”, resumiu Djokovic, após o encontro de pouco mais de hora e meia. O líder do ranking esteve nitidamente mais agressivo – 26 subidas à rede, com 50% de sucesso –, com maior profundidade de bola e mais de metade dos 69 pontos que ganhou foram em jogadas com menos de cinco pancadas.

Djokovic até iniciou mal o 43.º duelo com Nadal, que liderou por 2-0, mas venceu seis dos sete jogos seguintes, com destaque particular para o sétimo: depois de precisar de mais de 10 minutos para assegurar o serviço, Djokovic “quebrou” o adversário para garantir o set.

Nadal esteve melhor nos pontos mais longos (mais de 9 pancadas), vencendo 17 e perdendo 14, o que prova que estava bem fisicamente. Salvou dois break-points a abrir o segundo set, mas a história repetiu-se: após trabalhar duramente para manter o serviço (3-3), Djokovic encontrou forma de fazer um break, com colaboração do espanhol que liderou por 40-0, antes de ceder ao fim de jum ogo de 11 minutos e meio.

Nadal ainda salvou um match-point com um corajoso amortie seguido de subida à rede, mas, na segunda oportunidade, Djokovic comandou o ponto, entrando no court até terminar com uma esquerda cruzada, o seu 23.º winner.

Tomas Berdych vai estar na terceira final do ano (depois de Doha e Roterdão) e na primeira de um Masters 1000 desde Maio de 2012, na tentativa de ganhar um título nesta época, mas conta com apenas duas vitórias em 20 confrontos com Djokovic. O checo venceu, por 6-1, 6-4, em 1h07m, um Gael Monfils (18.º), que confirmou sentir-se desconfortável diante do ténis de Berdych.

O número oito do ranking começou a distanciar-se com um break para 3-1 e, numa série de sete pontos ganhos consecutivamente, quebrou pela segunda vez para garantir a partida. Monfils fez um break no início do segundo set, mas não foi suficiente para travar a maior determinação do checo, que encerrou o encontro com um total de  21 winners, e venceu 33 dos 54 pontos curtos (menos de cinco pancadas).

 

Sugerir correcção
Comentar