Niki Lauda: “Não queremos vencer todas as corridas”

O tricampeão mundial, e actual director da Mercedes, admitiu que o domínio implacável da escuderia prejudica a competitividade na Fórmula 1.

Foto

Depois da terceira dobradinha consecutiva da Mercedes (Xangai), Niki Lauda, o renomeado tricampeão mundial e actual director da escuderia, revelou ao jornal suíço “Blick” que não gostaria de ver a sua construtora a ganhar todas as corridas. "Isso não seria bom para a Fórmula 1", explicou.

De facto, não há como negar que, desde o início deste ano, parece que só os Mercedes estão a disputar o título. Com um aproveitamento de 100%  nas quatro corridas disputadas nesta temporada, os “Flechas de Prata” (154 pontos) conquistaram quase o triplo de pontos da Red Bull (57), que se encontra em segundo lugar no Mundial de construtores.

Para além disso, Lewis Hamilton e Nico Rosberg conseguiram, na China, a terceira dobradinha consecutiva da Mercedes, um feito que já não era alcançado desde 2004 pela Ferrari, com Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

Face a estes dados, o ex-piloto de 65 anos insiste que a categoria não pode perder competitividade. "Não queremos ganhar todas as corridas", assumiu o austríaco, que defende que o maior objectivo da construtora não é vencer todos os Grandes Prémios, mas "construir uma base sólida para os próximos anos".

Apesar de a Mercedes ter estabelecido, no circuito de Xangai, o melhor início de temporada de uma escuderia na história da Fórmula 1 – quatro pole positions, quatro vitórias e três dobradinhas – Lauda crê que os rivais devem ficar "mais competitivos ao longo do ano". "Tudo o que está a acontecer agora é resultado de muitos meses de trabalho, principalmente em relação ao novo motor turbo. Sabemos que esta não é uma situação normal, e estou certo de que nossos adversários vão ficar mais fortes", concluiu.

O próximo desafio das construtoras acontecerá no dia 11 de Maio, em Barcelona. Se Lewis Hamilton vencer pela quarta vez consecutiva, subirá para o primeiro lugar da tabela do Mundial de pilotos, independentemente do resultado de Nico Rosberg. Fernando Alonso, no terceiro posto, está a 34 pontos do inglês.

Sugerir correcção
Comentar