Mercedes na posição ideal para revalidar título de construtores

Nico Rosberg e Lewis Hamilton ocupam os dois primeiros lugares da grelha para o GP da Rússia.

Foto
Rosberg alcançou a 18.ª "pole position" da sua carreira Grigory Dukor/Reuters

A qualificação para o Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 foi ontem dominada pela Mercedes, com Nico Rosberg a conquistar a pole position (1m37s113) e Lewis Hamilton (1m37s433) a conseguir também um lugar na primeira linha da grelha da corrida de domingo (12h, SportTV). O alemão garante assim a sua terceira pole da temporada, enquanto o britânico falha pela terceira vez consecutiva o primeiro lugar da grelha.

“Rodámos pouco nos treinos livres e faltaram-nos algumas referências, daí que tenha sido necessário improvisar nas afinações. Agradeço à minha equipa”, disse Rosberg no final da sessão. O alemão já tinha garantido a pole no último Grande Prémio, no Japão, e está a 48 pontos do líder do Mundial, Lewis Hamilton.

Esta não é, de resto, a primeira vez que Hamilton vai partir em segundo lugar na Rússia. Da última vez que isso aconteceu, na temporada passada, o piloto acabou por sair vencedor. “Um fim-de-semana difícil para toda a gente. O Nico fez um óptimo trabalho”, apontou o britânico, que seguiu em frente na curva 13 na última volta da qualificação.

Valtteri Bottas, da Williams, e Sebastian Vettel, da Ferrari, partem na segunda linha da grelha, seguidos de Kimi Raikkonen (Ferrari) e Nico Hulkenberg (Force India), que completam a terceira. A Ferrari fez uma qualificação aquém das expectativas, se tivermos em conta o brilhantismo do fim-de-semana em Singapura. “A volta foi OK, mas não tão boa como deveria ter sido. Amanhã [domingo] será um dia diferente. Precisamos de ter uma boa corrida”, sublinhou Vettel.

Para além de uma boa prestação dos seus monolugares, a escuderia italiana precisa de um dia desastroso da Mercedes em Sochi para evitar que os alemães revalidem já no domingo o título mundial de construtores. À partida para a corrida, leva um avanço de 169 pontos relativamente à Ferrari e precisa de somar apenas três para chegar ao bicampeonato.

Felipe Massa foi a grande surpresa da manhã de ontem, tendo conseguido apenas o 15.º lugar, ao passo que Fernando Alonso, piloto da McLaren que celebra no domingo a sua 250.ª corrida, foi penalizado com 35 lugares e vai arrancar do fim da grelha. Também Roberto Merhi (Marussia) foi punido por irregularidades no monolugar.

Sainz sofre acidente
Este fim-de-semana fica, para já, marcado pela chuva nos treinos livres de sexta-feira e pelo acidente aparatoso de Carlos Sainz Jr (Toro Rosso), estreante na Fórmula 1, que obrigou à interrupção da terceira sessão de treinos. O espanhol não participou nas qualificações depois do violento acidente que sofreu, mas do qual saiu ileso, e utilizou o Instagram para enviar uma mensagem. 

“Tudo OK. Nada com que se preocuparem! Já estou a pensar em como convencer os médicos a deixarem-me correr amanhã [domingo]!!”, lê-se na publicação acompanhada de uma fotografia tirada ainda no hospital. Se for autorizado a competir, Sainz terá que partir do pit lane.

O GP da Rússia é a 15.ª prova do Mundial, num total de 19 corridas. 

 

Grelha de partida

1.ª Linha
Nico Rosberg (Mercedes)        1m37,113s
Lewis Hamilton (Mercedes)     1m37,433s

2.ª Linha
Valtteri Bottas (Williams)         1m37,912s
Sebastian Vettel (Ferrari)        1m37,965s

3.ª Linha
Kimi Raikkonen (Ferrari)          1m38,348s
Nico Hülkenberg (Force India) 1m38,659s

4.ª Linha
Sergio Pérez (Force India)       1m38,691s
Romain Grosjean (Lotus)        1m38,787s

5.ª Linha
Max Verstappen (Toro Rosso) 1m38,924s
Daniel Ricciardo (Red Bull)       1m39,728s

6.ª Linha
Daniil Kvyat (Red Bull)  1m39,214s (Q2)
Felipe Nasr (Sauber)    1m39,323s (Q2)

7.ª Linha
Jenson Button (McLaren)        1m39,763s
Pastor Maldonado (Lotus)       1m39,811s

8.ª Linha
Felipe Massa (Williams)           1m39,895s
Marcus Ericsson (Sauber)       1m40,660s

9.ª Linha
Will Stevens (Marussia)           1m43,693s
Roberto Merhi (Marussia)        1m43,804s

10.ª Linha
Fernando Alonso (McLaren)    1m40,144s

* Fernando Alonso e Roberto Merhi foram penalizados.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar