Nick Kyrgios continua a aprender

O australiano perdeu com o escocês Andy Murray no Open dos EUA, mas nunca deu tanta luta como agora.

Foto
Nick Kyrgios ficou pelo caminho no Open dos EUA CLIVE BRUNSKILL/AFP

Nick Kyrgios, a competir sob pena suspensa (28 dias) e após pagar uma multa de 22 mil euros – em consequência das declarações proferidas durante o encontro com Stan Wawrinka, em Montreal –, era uma das grandes atracções da sessão nocturna de terça-feira no Arthur Ashe Stadium. Mas Andy Murray não o deixou ser o protagonista e venceu o australiano de 20 anos, em quatro sets, confirmando o excelente momento de forma. No entanto, Kyrgios, sente que está no bom caminho.

“Já o defrontei muitas vezes, nunca lhe ganhei. Hoje tirei-lhe um set, por isso, estou a fazer progressos”, explicou Kyrgios (37.º mundial), depois de ser derrotado pelo número três do ranking, por 7-5, 6-3, 4-6 e 6-1. Quanto ao comportamento, o australiano diz-se mais maduro. “Gosto de pensar que vou aprender com isso. Penso que já o fiz”, afirmou Kyrgios, antes de adiantar qual a primeira lição aprendida: “Manter a boca fechada em algumas vezes.”

Apesar do ténis potente do adversário, Murray foi mais eficaz a atacar (18 ases e 46 winners, contra 11 ases e 42 winners de Kyrgios), mas teve de defender-se ao mais alto nível, anulando 11 break-points, sete dos quais no segundo set. “Foi duro e tive que correr muito em condições muito húmidas. Ele é imprevisível, tem todas as pancadas, serve extremamente bem e é difícil tirar a bola da sua zona de batida”, explicou Murray.

Wawrinka (5.º) também se estreou na terça-feira, batendo o espanhol Albert Ramos (58.º), por 7-5, 6-4 e 7-6 (8/6). Roger Federer (2.º) venceu igualmente em três sets, o argentino Leonardo Mayer (34.º): 6-1, 6-2 e 6-2.

A fechar a jornada, assistiu-se à estreia de uma das duas jogadoras que derrotaram Serena Williams esta época. Petra Kvitova, que sofre de asma, não se dá bem com o calor e humidade de Nova Iorque e nunca ganhou mais do que três encontros nas sete presenças no quadro principal. A recente mononucleose diminuiu a bicampeã de Wimbledon (2011 e 2014) nos últimos meses, mas o título no passado sábado em New Haven renovou-lhe a confiança. E, na noite de terça-feira, a checa despachou, em 59 minutos, a alemã vinda do qualifying Laura Siegemund (126.ª), com um duplo 6-1.

Sugerir correcção
Comentar