Nem todo o futebol quer o Kosovo, mas esse não é o único problema

Dentro de quatro meses, a selecção balcânica pode entrar nas qualificações para o Mundial 2018, mas há equipas que não querem jogar com eles.

Foto
Imagem do estádio Riza Lushta em Mitrovica, no Kosovo Agron Beqiri/Reuters

Os dias 28 e 29 de Junho de 2016 vão, provavelmente, passar despercebidos à maior parte dos adeptos do futebol, que estarão a dividir a sua atenção entre as férias de Verão e a fase final do Euro 2016. Mas um destes dias será uma data histórica para o futebol europeu, porque terá pela primeira vez (se tudo correr bem em termos de licenciamento da UEFA no que diz respeito ao fair-play financeiro) uma equipa do Kosovo a disputar a primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Três meses depois, voltará a acontecer história no futebol europeu quando a selecção do Kosovo começar a disputar as qualificações para o Mundial de 2018.

Mas, tal como acontece no reconhecimento internacional da independência do território, nem toda a família do futebol quer um Kosovo futebolisticamente autónomo, e todo este processo está longe de estar resolvido. Formalmente, tanto os clubes como as selecções do Kosovo podem fazer jogos oficiais, depois de o território balcânico ter sido admitido, sucessivamente, como 55.º membro da UEFA e 210.º membro da FIFA. Mas estas aprovações não foram unânimes. A votação da UEFA foi à justa para a pretensões kosovares, 28 votos a favor, 24 contra e dois votos inválidos. Já no escrutínio da FIFA realizado no México, que também aprovou a entrada de Gibraltar, o sim foi mais desafogado (141 a favor e 23 contra).

Como se esperava, a maior oposição vem da Sérvia, que não reconhece a independência do Kosovo e reclama autoridade sobre um território que se declarou autónomo em 2008. A federação sérvia vai recorrer de ambas as votações para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) considerando que a admissão do Kosovo na família do futebol internacional “reflecte inconsistência e uma perda total de valores e princípios do desporto”, nas palavras de Vanja Undovicic, ministro sérvio do desporto.

A falta de unanimidade no reconhecimento internacional do Kosovo como país independente cria um grande problema à UEFA na integração da selecção kosovar na zona europeia de qualificação para o Mundial 2018 da Rússia – que também não reconhece a independência do Kosovo. Dos nove grupos da zona europeia, sete têm seis equipas e dois têm cinco. Estes últimos, os grupos H e I, seriam os receptores lógicos de Gibraltar e Kosovo, mas a integração kosovar é problemática porque ambos os agrupamentos têm selecções de países que não reconhecem a independência do território – no grupo H, Bósnia, Grécia e Chipre; no grupo I, a Ucrânia.

Para arranjar uma solução de integração, a UEFA criou um grupo de trabalho, sendo que tem até 31 de Maio para anunciar se os clubes kosovares são elegíveis, ao abrigo das regras do “fair-play” financeiro para disputarem as suas competições. Se tal acontecer, o estreante kosovar na Liga dos Campeões será o KF Feronikeli, campeão do Kosovo, que terá de começar de baixo, na primeira pré-eliminatória, ao lado dos campeões de Gibraltar, San Marino e Andorra. Na Liga Europa, estará o vencedor da Taça, cuja final ainda não se disputou.

O outro grande problema do Kosovo está no recrutamento de jogadores para a sua selecção, porque a FIFA já deu a entender que não vai permitir que futebolistas nascidos no território ou da diáspora que já tenham sido internacionais por outros países vistam a camisola do Kosovo. A selecção kosovar, que já disputou alguns encontros particulares, seria, certamente bastante competitiva se contasse, por exemplo, com os internacionais suíços Granit Xhaqa (Borussia Moenchengladbach), Xherdan Shaqiri (Stoke City) ou Valon Behrami (Watford), com o internacional albanês Lorik Cana (Nantes) ou até com o jovem internacional belga Adnan Januzaj (Manchester United), cuja vontade, segundo a imprensa internacional, é representar o Kosovo. Com estes nomes, a selecção balcânica não seria um adversário fácil para ninguém.

* Planisférico é uma rubrica semanal sobre histórias de futebol e campeonatos periféricos

Sugerir correcção
Comentar