Nelson Oliveira, José Gonçalves e Sérgio Paulinho na elite para o Qatar

José Poeira seleccionou nove ciclistas para os Mundiais de estrada que decorrerão entre 10 e 16 de Outubro, em Doha.

Foto
Bryn Lennon/Reuters

Nelson Oliveira, José Gonçalves e Sérgio Paulinho são os eleitos para a prova de elite dos Mundiais de estrada do Qatar, onde Portugal estará representando com nove ciclistas, anunciou esta quarta-feira a federação.

Além de José Gonçalves (Caja Rural), Nelson Oliveira (Movistar) e Sérgio Paulinho (Tinkoff), José Poeira convocou os sub-23 César Martingil (Liberty Seguros), Ivo Oliveira (Liberty Seguros) e Nuno Bico (Klein Constantia) e os juniores Daniel Viegas (Bairrada), João Almeida (Bairrada) e Pedro Teixeira (ACDC Trofa).

Os nove ciclistas vão participar nas provas de fundo. Nelson Oliveira, o sub-23 Ivo Oliveira e os juniores Daniel Viegas e João Almeida alinharão também no contra-relógio.

A prova de fundo dos Mundiais do Qatar - que decorrerão em Doha entre 10 e 16 de Outubro - é a primeira desde a de Copenhaga, em 2011, teoricamente favorável aos “sprinters”. "Apesar de o percurso não ser aquele que mais gostaríamos, temos de nos adaptar o melhor possível. Uma selecção que venceu em 2013 e que tem estado permanentemente nos 20 primeiros lugares tem obrigação de dar luta. Queremos ter uma boa prestação", assumiu o seleccionador nacional, sobre a prova rainha, marcada para dia 16.

As provas ficarão marcadas pelo terreno plano e pelo calor intenso, esperando-se temperaturas entre os 30 e os 40 graus centígrados, com o vento a poder desempenhar um papel decisivo.

"A prova de fundo para elite sai da cidade e vai para o deserto. Se estiver vento de frente num sentido, estará de costas no outro. Mas se os ventos forem laterais, os ciclistas irão sofrer em todo o percurso fora do circuito citadino - mais de 150 quilómetros -, sendo provável que o pelotão se desfaça. Os corredores com mais técnica e com capacidade física para o ritmo forte que se adivinha ficarão na frente", resumiu José Poeira, citado pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

O seleccionador nacional anteviu ainda a prestação dos mais jovens, lembrando que o percurso será uma novidade para a maior parte dos juniores e sub-23. "É importante para o seu desenvolvimento que passem por esta experiência, tentando estar o mais próximo possível da frente", sublinhou.

A expectativa para o “crono” não é muito diferente, já que, com um percurso plano, o leque de candidatos será, necessariamente, maior.

"No entanto, o Nelson Oliveira é um dos melhores especialistas mundiais e acreditamos que conseguirá um desempenho prestigiante para o País", confiou José Poeira sobre os 40 quilómetros de exercício individual que o actual tricampeão nacional irá enfrentar, no dia 12.
 

Programa dos Mundiais

Dia 10 Outubro/9h30 - Contra-relógio individual sub-23 (28,9 km): Ivo Oliveira
Dia 11/7h - Contra-relógio individual júnior masculino (28,9km): Daniel Viegas e João Almeida
Dia 12/11h45 - Contrarrelógio individual elite masculino (40 km): Nelson Oliveira
Dia 13/10h - Prova de fundo sub-23 (166 km): César Martingil, Ivo Oliveira e Nuno Bico
Dia 14/11h15 - Prova de fundo juniores (135,5 km): Daniel Viegas, João Almeida e Pedro Teixeira
Dia 16/8h30 - Prova de fundo de elite (257,5 km): José Gonçalves, Nelson Oliveira e Sérgio Paulinho

Sugerir correcção
Comentar