Nélson Évora parte para outros voos sem o treinador de uma vida

Mais de duas décadas depois, Évora anuncia que na próxima época não será treinado por João Ganço.

Foto
Évora fez nos Jogos Olímpicos do Rio a sua melhor marca do ano mas ficou afastado do pódio AFP/Fabrice COFFRINI

Não era só o treinador de sempre mas um “segundo pai”. Nélson Évora divulgou nesta sexta-feira que chegou ao fim a parceria com João Ganço, com quem se iniciou no atletismo. Em comunicado, enviado através da agência de Évora, o atleta do Benfica informa que na próxima época já não será treinado por Ganço.

“Foram 25 anos vividos lado a lado, com um percurso recheado de grandes vitórias. Tenho a certeza de que a dupla Évora/Ganço ficará na história do atletismo e do desporto português”, lê-se na curta nota.

Foi Ganço, um antigo saltador em altura, quem desviou Nélson Évora para o atletismo, quando os dois eram vizinhos em Odivelas – Évora tornou-se o melhor amigo de David, filho do treinador.

Quando em 2008, Évora se tornou campeão olímpico no triplo salto, Ganço lembrou os 18 anos antes “a lapidar um diamante”. Não havia conversa com o atleta em que o treinador não fosse citado.

“Quero também agradecer profundamente ao Professor Ganço toda a dedicação, entrega e companheirismo, em todos os momentos da minha (e nossa) carreira. Novos voos virão, mas a admiração e amizade permanecerá”, conclui o atleta, sem explicar os motivos da decisão, nem quem será o seu novo treinador.

Veja a edição dos 26 anos do PÚBLICO, dirigida por Nelson Évora

Sugerir correcção
Comentar