Nelson Évora aponta às medalhas

O atleta português encara com ambição os Jogos Olímpicos, mas sem pressão.

Foto
Nélson Évora conseguiu o ouro em Pequim Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Nelson Évora tem o objectivo de chegar às medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O recordista nacional do triplo salto mostra-se confiante e ambicioso, mas parte para o Rio sem pressão: "Eu não tenho nenhum tipo de pressão (…) já ganhei uma medalha olímpica, não tenho nada a provar. Quero ganhar outra, é a minha grande aspiração para esta época.”

O facto de não estar a conseguir resultados fulgurantes na fase de preparação não assusta Nelson Évora, que relembrou o ouro de Pequim: “Em 2008 também não fiz grandes resultados, o importante eram os Jogos, tal como este ano. O mais importante é estar longe das lesões e treinar o melhor possível, para me apresentar na melhor forma”.

Na cerimónia de apresentação dos equipamentos da missão portuguesa no Rio 2016, Nelson Évora falou ainda do seu papel na comitiva nacional, dizendo que, por ser “um dos mais velhos da comitiva”, quer “tentar passar o testemunho para próxima geração”.

A manutenção da suspensão da Rússia

A Associação Internacional das Federações de Atletismo decidiu na sexta-feira manter a suspensão da Federação russa de atletismo, na sequência dos escândalos de doping. Nélson Évora considera injusto e aponta o dedo a outros países, embora sem referir nomes.

"Vou ser um pouco polémico. Para excluírem os russos, tinham de excluir outros países também. Eu sou dos que estava a favor da Rússia participar. Pode haver um sistema que apoiava o doping, mas havia atletas limpos e é injusto para esses. Era como se 80 por cento da nossa modalidade estivessem manchados, os outros 20 iriam ser prejudicados. Para a Rússia ser castigada, havia muitos outros países que também deveriam ser castigados e não vão ser", disse.

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar