Veloso e Antunes em destaque na qualificação do Dínamo Kiev

Ucranianos bateram o Everton por 5-2, num jogo empolgante, e já estão nos quartos-de-final da Liga Europa.

Um empate do Nápoles
Fotogaleria
Um empate em Moscovo bastou para o Nápoles seguir em frente Kirill Kudryavtsev/AFP
Fotogaleria
Yarmolenko, Miguel Veloso e Antunes, todos eles marcaram em Kiev Peter Cziborra/Reuters
Fotogaleria
Basanta celebra o terceiro golo da Fiorentina em Roma Filippo Monteforte/AFP

Foi um jogo de encher o olho, o que aconteceu nesta quinta-feira na capital da Ucrânia. Depois de uma derrota por 1-2 em Inglaterra, o Dínamo Kiev precisava de inverter o resultado e fê-lo com estrondo, batendo o Everton por 5-2, com dois jogadores portugueses em destaque. Graças a este triunfo, o Dínamo apurou-se para os quartos-de-final da Liga Europa, juntando-se a Nápoles, Fiorentina, Wolfsburgo, Sevilha, Zenit, Club Brugge e Dnipro.

Os primeiros 20 minutos de jogo foram divididos, mas, a partir dos 21', os jogadores encontraram as balizas. Yarmolenko inaugurou o marcador com um grande remate em arco, Lukaku respondeu aos 29' empatando o encontro e mantendo o Everton na frente da eliminatória.

Os ucranianos, empurrados por um público entusiasta num estádio cheio, voltaram para a frente do marcador aos 37', graças a Lukasz Teodorczyk, e não mais perderam o controlo dos acontecimentos. 

No arranque da segunda parte, Miguel Veloso deu vantagem real na eliminatória ao Dínamo, com um remate de pé esquerdo à entrada da área (56'), 20 minutos antes de Oleg Gusev elevar para 4-1, frente a um Tim Howard impotente para travar a eficácia do adversário.

Aos 82', foi a vez de outro português brilhar em Kiev. Antunes recebeu a bola a meio do meio-campo do Everton e rematou forte e colocado para o poste mais distante, assinando o melhor golo da tarde e deixando o Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, presente no recinto, em êxtase.

O central Phil Jagielka ainda reduziria para os ingleses, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, mas o desfecho do encontro não estava em causa. O Dínamo está na próxima fase da Liga Europa.

Roma derrapa na primeira parte
Quem também se apurou com um triunfo contundente foi a Fiorentina (0-3), num duelo mais comum na Série A. Depois do 1-1 da primeira mão, em Florença, a Roma entrava em campo com ligeira vantagem, mas acabaria por desbaratá-la por completo ainda durante o primeiro tempo.

Aos 9', Gonzalo Rodríguez marcou de grande penalidade, aos 18', Marcos Alonso aproveitou um erro grosseiro do guarda-redes Skorupski (perdeu a bola junto à linha final e permitiu um golo fácil ao espanhol), aos 22', José Maria Basanta acabou com todas as esperanças do romanos.

A partir de então, os visitantes controlaram sem pressas, com as duas equipas a disporem, sem êxito, de uma ocasião soberana cada uma, na segunda parte, para voltarem a fazer mexer o marcador (falharam Babacar e Gervinho).

Nápoles gere vantagem
Antes, na Rússia, ficou definido o primeiro passageiro da viagem dos quartos-de-final da Liga Europa 2014-15. Um empate sem golos no terreno do Dínamo Moscovo foi suficiente para o Nápoles seguir em frente na competição, depois de um triunfo por 3-1 na primeira mão.

Foi uma partida equilibrada, a que decorreu na Arena Khimki, e os números também o comprovam: 12 remates para cada lado, 53%-47% de posse de bola, favorável à equipa da casa, cinco cantos para cada lado, 13 faltas dos russos e 12 dos italianos). 

Relativamente confortável com a vantagem alcançada em Nápoles, a equipa orientada por Rafa Benítez não carregou muito no acelerador e foi gerindo as operações à medida que o tempo passava, asegurando o acesso aos "quartos" da segunda prova da UEFA pela primeira vez desde 1988-89.

E se há dois emblemas italianos na próxima fase, outros três ficaram pelo caminho. O golo de Glik na recta final da partida (90’), em Turim, não foi suficiente para o Torino eliminar o Zenit (1-0), de André Villas-Boas, que tinha vencido por 2-0 em S. Petersburgo. E o golo de Rodrigo Palacio não serviu sequer para evitar a segunda derrota do Inter Milão frente ao Wolfsburgo, que ganhou fora de casa por 1-2.

O carrasco do Sporting nesta Liga Europa adiantou-se no marcador por Caligiuri, ainda na primeira parte (24'), permitiu o empate no segundo tempo mas teve sempre a eliminatória controlada, graças ao 3-1 obtido na Alemanha. Com Bas Dost menos inspirado do que o habitual, haveria de ser o seu substituto, Nicklas Bendtner, a sentenciar a partida, aos 89'.

Sevilha soma e segue
Já o campeão em título, o Sevilha, mantém as aspirações de reconquistar o troféu, depois de voltar a sobrepor-se ao Villarreal num braço-de-ferro espanhol. A supremacia demonstrada fora de casa (3-1) foi confirmada no Estádio Sánchez Pizjuan, com golos de Iborra e Suárez contra um de Giovani dos Santos (2-1), numa partida que contou com Daniel Carriço e Diogo Figueiras como titulares.

Na Turquia, o Besiktas ainda chegou a sonhar com a qualificação, frente ao Club Brugge, mas por pouco tempo. Ramon Motta adiantou a equipa de Istambul aos 48', antes de Tom de Sutter (61') e um "bis" de Boli Bolingoli-Mbombo (80' e 90') acabarem de vez com as esperanças dos anfitriões e manterem os belgas em prova.

Quem já está a fazer história na prova é o Dnipro, que assegurou pela primeira vez o acesso aos quartos-de-final de uma prova europeia. Os ucranianos até perderam na Holanda (2-1), frente ao Ajax, mas o golo marcado por Konoplyanka, já no prolongamento, foi vital para a qualificação.

Depois do 1-0 registado na Ucrânia, a equipa onde alinha o português Bruno Gama (que foi lançado no início do tempo extra) fechou os 90 minutos em desvantagem no marcador e empatada na eliminatória (1-0), graças a um golo de Riechedly Bazoer, aos 60'. Depois do golo do empate, o Ajax carregou no ataque e o melhor que conseguiu foi marcar, já aos 117', por Mike van der Hoorn. Com o 2-2 no resultado das duas mãos, o golo apontado fora de portas acabou por ser decisivo para o Dnipro.

Resultados dos oitavos-de-final

Dínamo Moscovo-Nápoles: 0-0 (1-3)
Dínamo Kiev-Everton: 5-2 (1-2)
Roma-Fiorentina: 0-3 (1-1)
Besiktas-Club Brugge: 1-3 (1-2)
Inter Milão-Wolfsburgo: 1-2 (1-3)
Sevilha-Villarreal: 2-1 (3-1)
Torino-Zenit S. Petersburgo: 1-0 (0-2)

Ajax-Dnipro: 2-1 a.p. (0-1)

Sugerir correcção
Comentar